A diminuição, ou mesmo a ausência do desejo, ocorre devido a mecanismos inconscientes através dos quais as pessoas ''se desligam.''
Os principais inibidores e estimuladores do desejo são psicológicos. Um exemplo é um macho forte, atraente, bem-sucedido sendo estimulante para as mulheres; uma mulher feminina, receptiva, ''bem feita de corpo'', jovem, sensual é estimulante para os homens.
Indivíduos hipossexuais, com pouco desejo, fazem mau uso dos mecanismos supressores normais devido a seus medos neuróticos e seus conflitos, relacionados com a intimidade sexual.
Eles, inconscientemente, diminuem os desejos sexuais focalizando seletivamente as qualidades negativas de seus parceiros e se tornam cegos às características atraentes de seus cônjuges.
Uma das causas do aumento do número de mulheres com baixo desejo é o estresse ao qual elas têm sido expostas no mercado de trabalho.
É importante refletir sobre a excessiva exposição do corpo, inclusive de modo comercial e intenso. Isso pode ser uma forma de dificultar o incremento do desejo e o prazer da descoberta, tão importantes principalmente na adolescência.
Calvino Coutinho Fernandes, terapeuta sexual