A diminuição, ou mesmo a ausência do desejo, ocorre devido a mecanismos inconscientes através dos quais as pessoas ''se desligam.''
Os principais inibidores e estimuladores do desejo são psicológicos. Um exemplo é um macho forte, atraente, bem-sucedido sendo estimulante para as mulheres; uma mulher feminina, receptiva, ''bem feita de corpo'', jovem, sensual é estimulante para os homens.
Indivíduos hipossexuais, com pouco desejo, fazem mau uso dos mecanismos supressores normais devido a seus medos neuróticos e seus conflitos, relacionados com a intimidade sexual.
Leia mais:
Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis
Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP
Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos
Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?
Eles, inconscientemente, diminuem os desejos sexuais focalizando seletivamente as qualidades negativas de seus parceiros e se tornam cegos às características atraentes de seus cônjuges.
Uma das causas do aumento do número de mulheres com baixo desejo é o estresse ao qual elas têm sido expostas no mercado de trabalho.
É importante refletir sobre a excessiva exposição do corpo, inclusive de modo comercial e intenso. Isso pode ser uma forma de dificultar o incremento do desejo e o prazer da descoberta, tão importantes principalmente na adolescência.
Calvino Coutinho Fernandes, terapeuta sexual