Sexualidade

Nudez em casa pode ser prejudicial à família?

26 ago 2013 às 17:24

Os naturistas são pessoas que praticam o nudismo e acreditam em uma espécie de harmonia com a natureza como forma de promover o respeito pelo próprio corpo, pelos outros e pela natureza.

A real motivação é uma coisa muito pessoal, mas do ponto de vista conceitual, o exibicionismo não pode ser colocado como uma causa importante, pois o exibicionista tem uma forte intenção de agredir e chocar.


Acho que a nossa sociedade trata a questão da vestimenta de um modo muito contraditório e até esquizofrênico: por um lado prega um absoluto moralismo vestual, grandemente reforçado pela religião, e quando estes mesmos moralistas saem de férias, despem-se de tal modo que às vezes dão impressão, ao longe, de estarem nus.


Aos domingos, longos vestidos e até ternos; e nas metamorfoses da vida, corpos nus, agressivos, voluptuosos, escondidos pelas ''máscaras da face''. Exposição de corpos agressivos e agredidos numa espécie de idolatria à deusa vênus. Situação regressiva, quase patética, simulando uma regressão à sexualidade infantil: quando escondendo a face, os pequeninos inocentemente acreditavam ter desaparecido.


Na privacidade dos lares, os pais precisam urgentemente tratar da nudez de uma forma mais natural, sem mitos e tabus, e assim aceitar a curiosidade entre os irmãos ou entre pais e filhos.


Tratar o assunto com sensibilidade e respeito não quer dizer transformar a casa em um campo de nudismo privado, e muito menos em cenas de exibição sexual.


Alguns itens precisam ser considerados:


- estar despido não é o que faz as pessoas aceitarem-se como realmente são;


- o mesmo sol que banha o corpo nu, produzindo vitamina D, também produz a mesma vitamina naqueles que estão com roupas de verão;


- a nudez não está só relacionada ao sexo, mas sem dúvida sensualiza o ser humano;


- a nudez é inaceitável no convívio social, pois é uma forma de defraudar o outro.


Mitos e verdades


- Mito: toda nudez será castigada
- Verdade: a nudez dentro do casamento é motivo de grande prazer

Calvino Coutinho Fernandes, terapeuta sexual e ginecologista


Continue lendo