Existem dicas que podem ajudar a aliviar os sintomas da menopausa e garantir uma melhor qualidade de vida nessa fase. Uma delas é fazer algumas adaptações no cardápio diário. Manter uma alimentação equilibrada, rica em fibras, cálcio e sem gorduras vegetais, com carnes brancas e azeite extra-virgem de oliva pode fazer toda a diferença.
Inclua também a linhaça, que tem ação antiinflamatória e soja, que possui substâncias com características semelhantes as do hormônio estrógeno também são grandes aliadas para amenizar os sintomas da menopausa. Inclua na dieta alimentos diuréticos como o abacaxi, a alface, o pepino e não se esqueça de beber muita água.
Evite café, refrigerantes, alimentos estimulantes e bebidas alcoólicas. Além de causar irritabilidade, ansiedade e insônia, interferem na absorção do cálcio, que provoca o enfraquecimento dos ossos.
Leia mais:
Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis
Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP
Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos
Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?
Cuide da beleza
As alterações mais visíveis do fim da menstruação na aparência da mulher podem ser percebidas na pele flácida e ressecada e também nos cabelos, que ficam mais finos, mais fracos e podem apresentar queda.
Por isso, use cosméticos como hidratantes, máscaras de tratamento nutritivo e com ação antienvelhecimento. Procure também por produtos especialmente formulados para manter o brilho e a saúde dos cabelos nessa fase.
Pratique exercícios
Os exercícios físicos ajudam não somente na manutenção da saúde, mas dão ânimo e ainda aliviam um dos sintomas da menopausa mais conhecidos. As mulheres sedentárias têm mais chances de ter ondas de calor do que as mulheres que se exercitam. Portanto, nada de ficar parada. Atividades como caminhar, correr ou nadar são indicadas.
Sexo sem desconforto
As mudanças hormonais provocadas pela menopausa deixam as membranas da mucosa vaginal mais finas e fazem com que elas fiquem mais secas. O resultado disso pode ser uma relação sexual dolorosa. Utilizar um lubrificante vaginal pode ajudar a diminuir o desconforto.
*Fonte: www.dicasdemulher.com.br