Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Especialista responde

Mulheres com endometriose podem engravidar?

Sua Saúde - Folha de Londrina
20 jul 2012 às 15:13

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Há algum tempo, descobri que tinha um pólipo uterino e endometriose. Passei por videolaparoscopia e iniciei o tratamento com medicação. Tenho esporadicamente cólicas e isso vem me preocupando. Segundo meu médico, ainda pode ser a vascularização da cirurgia. Gostaria que explicasse melhor quais são as minhas chances de engravidar.

Quando tratamos a endometriose devemos lembrar que estamos diante de uma patologia benigna, mas crônica e que, muitas vezes, leva a um importante sofrimento físico e emocional. As dores menstruais frequentemente atrapalham a vida social, escolar e profissional, sempre lembrando a possibilidade de uma esterelidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os bebês são importantíssimos e a maioria de nós, seres humanos, os desejamos e nos alegramos com os seus cativantes sorrisos e inquietantes gemidos. Mas nós não somos uma linha de montagem por onde numa extremidade entra a matéria prima e por outra saem crianças em série.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


Durante o tratamento da endometriose devemos estar voltados para a qualidade de vida em geral e para a qualidade das trocas afetivas e íntimas do casal, pois além da angústia da espera, diversas mulheres têm desconforto na relação e interferência na resposta sexual. A dor é aliviada em mais ou menos 60% a 80% no tratamento com laser e em mais ou menos 60% a 95% com o uso de contraceptivos orais.

Publicidade


Uma droga que funciona bem é a Gestrinona com posologia cômoda de duas vezes por semana e seus efeitos colaterais (náuseas, cãibras, ganho de peso, acne, etc.) são menos intensos do que com o Danazol e com as caras drogas injetáveis (estimulantes da hipófise).


Em relação as taxas de gravidez, elas são muito variáveis, segundo diversos autores. Mas pesquisa recente mostrou que pode variar de 25% a 39% nos tratamentos cirúrgicos. A taxa de até 50%, citada em artigo anterior, foi após uso de pílulas contraceptivas contínuas.

Publicidade


Após o tratamento (se as pacientes forem jovens) aguardamos 12 meses de atividade sexual espontânea. Não havendo ocorrido gravidez indicamos fertilização in vitro (bebê de proveta).


No seu caso sugerimos que você complete a sua investigação do pólipo uterino com endoscopia vaginal, endoscopia de cavidade endometrial e amostragem de endométrio. Os pólipos podem levar às dores, sangramentos intermenstruais, funcionando como um corpo estranho que complica a fertilidade.

Calvino Coutinho Fernandes, ginecologista e terapeuta sexual


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo