Sexualidade

Meu relacionamento caiu na rotina, e agora?

19 set 2011 às 16:52

A rotina do dia-a-dia, trabalho, escola, cursos extracurriculares e uma série de outros problemas reduzem o tempo que temos para desfrutar momentos de prazer com o nosso parceiro ou parceira. É sempre bom lembrar que o sexo precisa ser aprendido e renovado o tempo todo. Não há dúvida de que um dos principais inimigos dos casais é a rotina.

Dias atrás, li um texto interessante na internet sobre a professora de Yôga e psicoterapeuta Saida Elkefi, co-autora do livro Êxtase Sexual, com dicas para a satisfação do casal:


O cenário. Um ambiente tranquilo, sem ruídos nem interrupções, é uma ótima influência. A luz deve ter pouca (ou nenhuma) intensidade. Deixe alimentos e bebidas excitantes ao alcance da mão, com uma boa música.


O aspecto. Embora a mulher não costume ter dificuldade para parecer sedutora, não ocorre o mesmo com a maioria dos homens. É conveniente fazer um esforço para cuidar da aparência.


A conversa. Fator fundamental consiste no homem saber dirigir a conversa. Ele tem que ser amável e interessante, deve fazer rir, saber contar histórias divertidas ou encantadoras, mas, sobretudo, persuadir sua companheira.


Os beijos. Para os orientais, da mesma forma que as carícias e os contatos íntimos, os beijos devem obedecer as fases longas e progressivas que se sucedem umas às outras.


Tirar a roupa. No início, pode-se permanecer em pé, mas fazer com que a mulher se sente ou se deite facilita muito as preliminares. Beijos e carícias precedem o momento de tirar a roupa. O homem deve participar do processo.


As carícias. Da mesma forma que os beijos, que vão se afastando do rosto e do pescoço, as carícias se espalham por todo o corpo, em forma de leves pressões e atritos. As regiões genitais devem ser reservadas para mais tarde.


As zonas erógenas. No homem, as zonas mais sensíveis ficam perto de suas áreas genitais, embora também sejam sensíveis, em menor medida, pescoço, peito, abdome, face interna das coxas e pés. Na mulher, a região que mais desperta desejos sensuais são os seios. Outras zonas são pálpebras, bochechas e orelha, pescoço, quadris, abdome, face interna das coxas e axilas.


Vale ressaltar que não existem regras. Cada pessoa deve fazer o que lhe dá mais segurança e prazer para melhorar sua performance e satisfação.

Márcio D. Menezes, médico e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Sexual


Continue lendo