Nos bebês, de ambos os sexos, devido aos hormônios da placenta, é comum ocorrer o aumento das mamas, com secreção, o que na Antiguidade era denominado ''leite de bruxa''. Este aumento desaparece em até duas semanas, e exige o cuidado de evitar sua compressão, sob o risco de lesão da mama e de infecções.
A adolescência, que compreende o período até os 19 anos de idade, é a fase do conhecimento e da aceitação das transformações do corpo. Nutridos pelos conceitos atuais de beleza e estética, surgem os conflitos que vão desde a cor dos cabelos, tamanho dos seios, volume do pênis, características da vulva (se pequenos lábios assimétricos) até o tamanho dos pés.
Quando do início da puberdade masculina, que é sinalizada pelo aumento dos testículos, escurecimento da bolsa escrotal e aumento dos pêlos pubianos, é comum ocorrer a ginecomastia puberal, que é o aumento do tecido glandular da mama, sendo frequente a acorrência em adolescentes saudáveis.
Leia mais:
Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis
Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP
Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos
Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?
Este tecido mamário é palpável, móvel, de consistência endurecida, bem delimitado e, às vezes, pouco doloroso. A ginecomastia desaparece espontaneamente em até dois a três anos.
Nos adolescentes do sexo masculino obesos, a gordura localizada no tórax pode dar a aparência de aumento das mamas.
Em ambos os casos, o constrangimento por vergonha do próprio corpo pode levar ao isolamento social de atividades em grupo ou ao envolvimento sexual comum nesta idade. Neste caso, pode ser necessário o tratamento psicoterápico para superar este sofrimento psicológico.
Quando surge em homens adultos, o aumento da mama exige avaliação médica e tratamento adequado, visto que pode ser causado por doenças endócrinas, ou pelo uso de medicamentos, drogas, ou ser de origem tumoral maligna.
Quando necessário, é realizado um procedimento cirúrgico simples e de pequeno porte.
Os homens devem também fazer o exame periódico de suas mamas como forma de prevenção, apesar da cultura machista em que estão inseridos.
Mitos e Verdades
- Mito: o homem não precisa de cuidados com suas mamas
- Verdade: na mama masculina podem ocorrer alterações e doenças que exigem prevenção e/ou tratamento curativo
Maurílio Jorge Maina, ginecologista e especialista em terapia sexual