Sexualidade

Homens fazem sexo, mulheres fazem amor?

18 abr 2013 às 17:14

O ser humano tem como aspiração maior a busca do prazer. A percepção do prazer varia de pessoa para pessoa, de acordo com sua história pessoal e social. As normas sociais, que mudam em cada cultura, norteiam a busca deste prazer, interferindo nos comportamentos.

Hoje, apesar de falarmos de sexo abertamente, ainda sofremos restrições para sentir prazer. Somos ensinados desde pequenos sobre o que é certo e errado na relação homem/mulher.


O homem busca sexo e deve estar sempre pronto para dar e receber prazer; e a mulher, para ter sexo, deve, antes de qualquer coisa, amar esse homem. O homem pode querer sexo por sexo e a mulher, não. Um é obrigado a buscar o prazer físico e o outro só poderá tê-lo se for somado à afetividade.


Os homens são criados para ver sexo em tudo, para exibir as inúmeras conquistas que irão realizar durante a vida; eles enxergam o sexo de maneira diferente, o fazem por prazer, nem precisa acontecer de um relacionamento fixo!


Quanto às mulheres, são criadas com regras totalmente opostas às dos homens: 'tire a mão daí', 'masturbação é ruim e faz mal à saúde'. Infelizmente, essas idéias presentes em nosso desenvolvimento sexual acabam tolhendo o direito humano da experiência de conhecer o próprio corpo, interrompendo o desenvolvimento natural da sexualidade.


As mulheres são mais sentimentais, querem um compromisso estável. Elas querem construir um ninho. E pensando assim, se envolvem sentimentalmente com seus parceiros.


Lembrando que para toda regra existe exceção e que pode haver mulheres assim como os homens, que agem de maneira diferente.


É pena que muitos limitem a educação sexual à informação sobre o funcionamento da fisiologia ou da higiene da sexualidade. São coisas extremamente necessárias, mas não é suficiente!


Chama-se sexualidade a todas as formas, jeitos, maneiras como as pessoas expressam a busca do prazer (dançar, nadar ...). Sob este aspecto, a sexualidade não está sujeita a julgamentos e não está restrita ao aspecto genital.


Pensar numa desinibição sexual, na qual o sexo se converte num passatempo bonito e inofensivo seria uma utopia ou um desconhecimento da natureza e da psicologia humana.


Mitos e Verdades


- Mito: sexo é escolha e amor é sorte
- Verdade: o amor pode e deve ser desenvolvido

Maria Cecília Malaquias, psicóloga


Continue lendo