Sexualidade

Gravidez e parto influenciam na libido; saiba como lidar

23 abr 2014 às 17:04

A gravidez é um período muito conturbado da vida de uma mulher. No sentido físico ou emocional, as coisas mudam radicalmente, entre elas, o sexo.

Durante os três primeiros meses de gestação, a mulher pode passar por um período de instabilidade emocional, interferindo diretamente na vida sexual do casal. Além do aparecimento de enjoo, vômito, cansaço e sono que inibem a prática. Mas isso tudo depende. Nesta fase, algumas mulheres podem ter a autoestima abalada, os sentimentos confusos e sentir muita insegurança. No entanto, há outras que sentem a feminilidade em alta.


O problema pode aumentar com a gestação vai chegando a seu fim. Dores nas costas, desconforto por causa da barriga, expectativa e ansiedade podem atrapalhar o sexo.


Depois que o bebê nasce, geralmente, a mãe tende a concentrar seus esforços nele, deixando a prática sexual em segundo plano. De fato, recomenda-se que a penetração não ocorra no período de quarentena (quando o útero ainda está se readequando e voltando ao natural), mas é importante que o casal saiba driblar isso. Carícias, masturbação e sexo oral estão liberados.


Com isso, vem a amamentação. Neste período, os níveis de estrogênio diminuem, o que compromete a lubrificação vaginal, podendo acarretar dores na hora do sexo. O recomendado é que a mulher converse com seu ginecologista e cogite a possibilidade do uso de um creme vaginal à base de água.


Independente da fase que se está vivendo o importante é conversar com o parceiro, explicar o que se está sentindo para que, juntos, vocês possam encontrar soluções.


Segundo a sexóloga Fátima Protti, colunista do Delas no IG, é importante que a mãe saiba dividir os cuidados entre a criança e ela mesma. "Volte aos cuidados com seu corpo, retome aos poucos a atividade física, cuide das unhas, do cabelo e da pele", recomenda.


Ainda segundo a especialista, recordar boas transas pode ser um incentivo, assim como provocar e excitar o parceiro durante o dia. "Provocações eróticas, durante o dia, são um ótimo estimulante para a sedução. Ir para o sexo de forma automática é extremamente broxante", finaliza.

(Com informações do Delas, no IG)


Continue lendo