A polução noturna é a emissão ou a descarga de sêmen durante o sono. Acontece principalmente durante a adolescência, na faixa dos dez aos 20 anos de idade. Estima-se que até os 15 anos pelo menos 15% dos meninos terão tido pelo menos um episódio de polução noturna.
A adolescência é a fase em que o corpo humano, tanto do homem quanto da mulher, desenvolve o seu amadurecimento sexual, com alterações hormonais e físicas bastante pronunciadas.
No homem, isto se manifesta pelo aparecimento de pêlos (pubianos, axilas e barba), mudança do timbre de voz e aumento dos órgãos genitais. É nesta época também que o homem fica apto a ter relações sexuais e pode engravidar uma mulher, pois começa a produzir espermatozóides continuamente. Esta produção vai se estender até o fim de sua vida.
Leia mais:
Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis
Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP
Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos
Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?
Este período da vida é conhecido pela enorme tensão e conflito sexual, visto o rápido incremento hormonal e as consequentes mudanças corporais. Além disso, o adolescente começa a manifestar seu interesse e desejo sexual. Nesta fase, são frequentes também os sonhos eróticos, os quais, na maioria das vezes, culminam com a polução noturna: são os chamados ''sonhos molhados''.
Esta parece ser uma maneira do corpo humano eliminar o excesso de sêmen acumulado, visto que a polução pode acontecer também em homens mais velhos, que não tenham relações sexuais ou masturbações frequentes. Em adultos com vida sexual ativa e sem conflitos sexuais, este fenômeno é menos comum.
É importante a orientação dos pais para com seus filhos, a fim de explicar o fenômeno e a sua normalidade. Na adolescência há, geralmente, certa reserva dos meninos em expor suas dúvidas sexuais para a família. Aqui, a polução noturna pode ser motivo de preocupação e angústia para o jovem, por se sentir ''diferente'' ou ''com algo errado''.
Mitos e Verdades
- Mito: a polução noturna deve acontecer com todos os homens durante a adolescência.
- Verdade: a não ocorrência da polução não indica qualquer doença ou anormalidade, e sim que cada organismo funciona de um modo particular.
Juliano Plastina, urologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia