Em doses moderadas, o chá mate, assim como outros chás verdes ou pretos, não prejudica a libido. Doses altas de cafeína (também presente nestas preparações), no entanto, podem causar intoxicações e atuar no sistema nervoso central.
Há estudos que buscam definir se substâncias presentes nestes chás poderiam reduzir os níveis do hormônio testosterona e se o consumo excessivo de cafeína prejudicaria o desempenho sexual.
A testosterona, hormônio fabricado pelos testículos e ovários, é responsável pela agressividade sexual saudável das pessoas. É como se fosse uma espécie de maestro da libido.
Leia mais:
Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis
Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP
Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos
Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?
Ainda não foi provado se a cafeína atua diretamente como anti-andrógeno (ou seja, na diminuição da testosterona), mas sabe-se que alguns medicamentos têm este efeito. Entre eles, está o acetato de ciproterona e a espironolactona (usados em tratamentos para a pele), remédios para a úlcera e antidepressivos.
A libido também pode ser prejudicada por outros fatores, como o estresse, a depressão, a rotina e o excesso de álcool e fumo. Para descobrir qual é a causa, é preciso fazer uma investigação clínica (com avaliação de taxas hormonais) e psicológica.
Mariano Gomes e Malcolm Montgomery, ginecologistas