Sexualidade

DST em homens acontece com qualquer um?

22 dez 2009 às 20:01

Mesmo um casal apaixonado que se ama intensamente, em seu melhor momento, pode ter uma frustração sexual, por motivos, às vezes, os mais simples e descabidos.

E neste momento, quando são compreendidos e apoiados pelo outro, principalmente quando a situação é levada com bom humor, não haverá sequelas, mas uma vida sexual normal.


Ou podem, pelo efeito psicológico, repetir a perda da ereção ou a perda de desejo, o que irá comprometer a resposta sexual. Nestes casos, a terapia sexual tem ótimo resultado. É uma pena que as pessoas, por temor e vergonha, passem anos até se decidir pelo tratamento.


Os motivos para os homens vão desde o temor de desempenho, mais frequentes em novos relacionamentos, frustação da expectativa, ambientes e tempo inadequados, odores desagradáveis de urina ou corrimento, e mesmo a bebida alcoólica em excesso.


Para as mulheres, os fatores são diferentes, mesmo porque elas conseguem ter uma relação sexual sem desejo algum, embora de forma desagradável, devido à falta de lubrificação, que causa desconforto e dor. Os fatores vão desde mágoas e sentimentos mal resolvidos, falta de estímulo e intimidade (é comum os homens apenas tocarem mamas e vulva), temores de doenças e gravidez, receio de desagradar o outro se pedir o uso de preservativo, temor de não agradar ou simplesmente diferença de frequência sexual.


A falta de iniciativa sexual é comum entre as mulheres e leva à gradativa perda da qualidade e rotina, visto que só cabe ao outro a iniciativa e a criatividade da relação, privando o parceiro do prazer de ser desejado e estimulado.


E a falta de desejo sexual leva à consequente redução do afeto e do carinho, ao distanciamento do casal, com as frequentes interpretações viciosas, tais como: ''ele não me deseja mais'', ''estou feia'', ''ela deve ter outro''.


A sexualidade exige dedicação, criatividade, iniciativa e expressa a intensidade dos sentimentos de uma relação.


Mitos e Verdades


- Mito: o homem não pode perder o desejo ou a ereção nunca.


- Verdade: a perda esporádica do desejo ou da ereção é normal e pode acontecer por motivos muito simples.

Maurilio Jorge Maina, ginecologista e especialista em terapia sexual


Continue lendo