Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saiba mais

Conheça os métodos contraceptivos mais utilizados

Redação Bonde
15 out 2014 às 17:30

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Conheça alguns dos métodos mais utilizados que previnem desde a gravidez até doenças como DST e além disso auxiliam na beleza melhorando a qualidade da pele.

Pílula: desde os anos 60

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Contracepção é qualquer método usado para evitar a fecundação do óvulo ou a liberação do ovo a ser fecundado. Existem diversos deles e um dos mais usados ainda é a pílula anticoncepcional. Criadas nos anos 60, as pílulas são feitas de hormônios estrogênio e progesterona e impedem a ovulação. Além de prevenirem gravidez, as pílulas podem ser aliadas da beleza, melhorando o aspecto da pele e do cabelo, e ainda diminuem as cólicas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


Camisinha feminina

Publicidade

Reprodução
Reprodução


A versão feminina da camisinha possui um anel em cada extremidade. Um, fechado, é introduzido na vagina; o outro, aberto, recobre a vulva. O visual não é muito bonito, mas previne gravidez e é eficaz contra DSTs.


DIU: método seguro

Publicidade


Reprodução
Reprodução


O dispositivo intrauterino é um dos métodos que cada vez ganham mais adeptas. Trata-se de um pequeno objeto de cerca de 3 centímetros em forma de T que, inserido no útero, destrói os espermatozoides antes que alcancem o óvulo. Só pode ser colocado por um ginecologista e tem duração de cinco anos. É feito de cobre ou com hormônios e não previne DSTs.


Vasectomia e laqueadura

Publicidade


Há ainda os procedimentos cirúrgicos. Na laqueadura, as trompas da mulher são fechadas (com amarração ou corte), impedindo a descida do óvulo. Já o homem pode fazer uma vasectomia, na qual o duto deferente, que serve de caminho para os espermatozoides, é cortado ou amarrado.


Qual você prefere?

Publicidade


Existem outros métodos contraceptivos, como adesivo, injeção, diafragma, implante e anel vaginal. O importante é conversar com seu médico para conhecer cada um deles e descobrir o melhor para você.


Depois do parto


Geralmente a mulher não ovula na amamentação. Mesmo assim, dar o peito para o bebê não é um método contraceptivo. Também não é possível usar as pílulas combinadas (com progesterona e estrogênio), pois elas alteram a qualidade e a quantidade do leite. O melhor é optar pelas minipílulas, apenas com progesterona.

(Com informações mdemulher)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo