A retenção de água no período pré-menstrual é decorrente da ação hormonal. Nessa época, a produção de alguns hormônios (como a progesterona, por exemplo) tem o efeito de bloquear a perda de líquido normal do corpo.
Isso acontece, de certa forma, porque o organismo se prepara para uma possível gravidez por isso, precisa de mais água circulante. O objetivo do organismo, quando retém água neste período, é se preparar para a gravidez.
Na hora em que a mulher menstrua, e com a possibilidade de gravidez descartada, a progesterona deixa de ser produzida. Aquilo que retinha a água no corpo deixa de existir. A partir deste momento, a água volta a ser liberada.
Leia mais:
Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis
Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP
Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos
Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?
Existem vários fatores que levam ao aumento do inchaço. Um dos mais comuns e conhecidos é o consumo excessivo de sal.
Atividades físicas como natação e hidroginástica são recomendadas para amenizar o problema. Elas estimulam a circulação e, consequentemente, a eliminação de líquidos. Drenagem linfática também pode ajudar.
O inchaço pré-menstrual varia de intensidade entre diferentes mulheres. De maneira geral, é importante evitar o consumo excessivo de sal, café e açúcar neste período. Existem tratamentos medicamentosos que devem ser prescritos conforme a avaliação médica.
Eduardo Vieira da Motta, ginecologista