É importante fazer a medida do potencial elétrico vaginal para saber se está dentro dos padrões de normalidade. Além disso, é recomendada a realização de exames laboratoriais, aqueles próprios da idade, que são os exames hormonais para verificar o nível em que se encontram.
Portanto, a indicação é contatar um médico especialista para verificar se a flacidez da musculatura vaginal não está também associada a uma queda da bexiga, ou até a uma leve ''queda'' do reto, ou mesmo uma protusão leve da uretra. Pois se existir uma pequena queda da uretra ou do reto, será necessário então uma intervenção cirúrgica.
Caso isso não exista e a flacidez não seja exacerbada, a opção é fazer exercícios por meio de aparelhos, ou exercícios mais simples que podem ser feitos em casa. Mas para tanto, é necessário uma avaliação muito detalhada para saber qual é a real causa do problema. Por isso é indicado consultar um médico especialista.
Marilene Cristina Vargas, médica pós-graduada em disfunção sexual feminina e masculina e diretora do Núcleo de Estudos de Sexologia e Geriatria de Curitiba