Abordar o tema homossexualidade nas aulas de Educação Sexual não tem sido tarefa fácil. Algumas pesquisas apontam que a questão é uma das principais dificuldades encontradas pelos professores nas escolas. Muitas vezes, há falta de informação, ou então, quando colocado em prática, o preconceito é encontrado com freqüência.
No trabalho de Educação Sexual, ao abordar o tema, é preciso primeiramente informar e esclarecer o que vem a ser a homossexualidade. O professor precisa buscar informações referentes aos temas de interesse dos alunos. Deve-se criar um espaço para discussões, abordando a sexualidade e falando sobre a homossexualidade.
É preciso mostrar que está errado pensar na relação entre ‘homem e sexo’ quando ouvimos a palavra ‘homossexual’. A homossexualidade não se trata só de homens e só de sexo. Os homossexuais podem ser homens e mulheres e eles não estão relacionados só ao sexo, pois da mesma maneira que existe o amor entre os heterossexuais, entre os homossexuais também o amor está presente.
Leia mais:
Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis
Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP
Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos
Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?
A orientação sexual, ou seja, as diferentes formas do desejo sexual, podem ser a heterossexualidade, a homossexualidade e a bissexualidade.
Os heterossexuais são homens ou mulheres que se sentem atraídos por alguém do sexo oposto; os homossexuais são homens ou mulheres que se sentem atraídos por alguém do mesmo sexo; mas existem aquelas pessoas que se sentem atraídas por homens e mulheres, e são chamadas de bissexuais.
É natural que possa existir dificuldade em falar sobre o tema em sala de aula, assim como muitos professores sentem-se despreparados para abordar questões sobre sexualidade. Mas o que precisamos é nos policiar sobre a forma como estamos conduzindo nossas palavras, para não ofender e, muito menos, passar uma idéia preconceituosa da situação.
Afinal, como está escrito em uma mensagem que recebi recentemente: ‘Você pode dizer o que pensa da homossexualidade das pessoas, é saudável dizer o que se pensa, desde que você não desrespeite ninguém’. Pensem nisso ... sempre!
Mitos e Verdades
- Mito: acreditar que os homossexuais precisam de ajuda psicológica.
- Verdade: ninguém escolhe ser homossexual. O desejo emocional e sexual por pessoas do mesmo sexo surge espontaneamente, da mesma forma que acontece com os heterossexuais.
Ricardo Desidério da Silva, professor mestrando e educador sexual