Felicidade não vem dos outros. Vem de você. Só você tem o dom de transformar sua vida. Se está esperando outras pessoas mudarem, fazerem ou trabalharem para sua felicidade, vai esperar eternamente.
Tudo que é valioso vem de dentro. A pérola está dentro da concha. O ouro está guardado dentro da terra ou dentro da água. O valor do livro está dentro das páginas. O tesouro está protegido dentro do cofre. Por que o reno do céu estaria fora de nós?
Buscamos ser felizes por fora. Queremos aquela carreira profissional. Queremos aquele homem ou aquela mulher. Desejamos possuir um belo físico. Almejamos o carro do ano, o mais moderno do que o dos amigos. Queremos a roupa mais vistosa e, se possível, com marca famosa. Fazemos de tudo para sermos o mais popular entre os amigos. Buscamos a felicidade por fora de nós. Por isso somos tão infelizes. Ninguém pode fazer o outro feliz, só ele mesmo.
Não faça promessas impossíveis, do tipo: "Benzinho, farei você muito feliz". É muita responsabilidade. Podemos compartilhar felicidade com outra pessoa e não trabalhar dentro dela, por isso é uma obra individual.
Não queria ser igual ao outro. Nem copiar o que ele veste, fala ou faz. Não se prenda com opiniões dos outros. Se você acha que é assim, diga: "eu acho assim". Não se preocupe com as opiniões de fora, se preocupe com a sua opinião.
Claro que se fizer algo de errado ou que ofenda ou machuque, procure corrigir. Há leis que temos que respeitar, leis humanas e divinas. Seja sincero, se não quer ou gosta de algo.
Assuma seus erros e se perdoe. O erros leva-nos ao acerto e o acerto nos leva à ascensão.
Outra coisa importante é sobre o apego. Não nos apeguemos demais às coisas, às pessoas ou situações. Uma dia as coisas são transferidas para outros "donos". As pessoas partirão e as situações se modificarão. Nada está parado no Universo. Os que param, estacionam. Mudança é progresso.
Não fique preso às coisas de dota. Ouçamos a voz que chama, e ela está no nosso universo interno. Essa voz que está convocando para entrar dentro de nós e nos perguntar: -quem somos? Temos que saber a resposta.
Ligue-se consigo antes de ligar-se às outras pessoas. A solidão está reinando em toda humanidade nos dias atuais. Veio justamente para facilitar esse conhecimento. O tempo urge e a urgência do autconhecimento do homem para fazê-lo.
Eduardo Valente - terapeuta (Curitiba)