Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Descoberta do prazer

As mulheres conhecem a sua anatomia sexual?

Sexo & Comportamento - Folha de Londrina
04 jul 2010 às 19:35

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Há uma enorme variedade no aspecto da genitália externa feminina, assim como na anatomia das mamas e do corpo em geral. Mamas de um volume maior que a média não são anormais, a menos que provoquem problemas de saúde como dores nas costas, problemas de coluna, entre outros.

Assim também como mamas muito abaixo do volume médio não são início de doença, pois apresentam sensibilidade normal e funcionalidade nutricional normal (produzem leite adequadamente).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os grandes lábios (mais externos) em geral não são causa de incômodo, mas os pequenos lábios são aquelas pregas de pele delgadas, uma espécie de prepúcio (pele que recobre o pênis) do clitóris, e com frequência despertam uma curiosidade maior na mulher.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


O prepúcio e o clitóris têm uma sinergia muito íntima e extremamente importante na erotização. É uma área extremamente inervada, com grande número de receptores capazes de funcionar como um gatilho poderoso na resposta sexual. Mas é também uma região que concentra muito da atenção feminina no aspecto estético, consequentemente tendo uma repercussão importante na auto-imagem e na capacidade de entregar-se na relação, o que pode engripar a engrenagem adequada da resposta sexual.

Publicidade


O clitóris raramente é de tamanho suficiente para chamar atenção. Quando isso ocorre, em geral, é por distúrbios hormonais do próprio organismo ou por uso de drogas androgênicas masculinizantes.


Um clitóris mais desenvolvido, mesmo que fosse mais erotizável, dificilmente seria considerado normal pelas mulheres detalhistas e sabiamente instruídas na arte da estética e da auto-crítica.

Publicidade


Quando os pequenos lábios causam muito desconforto na interação sexual, o médico pode discutir com a sua paciente a possibilidade de correção cirúrgica. Mas somente para os casos excepcionais, após um planejamento detalhado com um mínimo de agressão, devido à tremenda importância desta região na composição da identidade sexual deste maravilhoso complexo e infinito ser mulher.


Mitos e verdades


- Mito: todo prazer está no clitóris
- Verdade: todo o corpo humano é erotizável

Calvino Coutinho Fernandes, terapeuta sexual e ginecologista


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo