Por que a mulher atual, que conseguiu ter independência financeira, se mostra bastante preocupada e despendendo tempo e recursos com a aparência física? Isso é próprio da natureza feminina ou é algo pautado por padrões culturais?
Entendo esse questionamento como algo muito relevante, pois as mulheres estão mais preocupadas com o corpo e a aparência hoje em dia do que anteriormente. As principais razões para isso têm a ver com as profundas mudanças de caráter social que ocorreram nos papéis masculinos e femininos. Até há pouco tempo, as mulheres se mantinham dentro de uma subcultura em que os sentimentos de autonomia e individualidade tinham pouco espaço para se desenvolver. As mulheres, nessa época, tinham papéis maternais e de cuidadoras predeterminados.
Hoje em dia elas não têm mais o casamento como objetivo de vida e procuram se realizar no trabalho, onde buscam igualdade nas oportunidades. As mulheres querem ser reconhecidas por terem capacidade e competência profissional. Entretanto, essas mesmas mulheres também querem saúde, beleza e uma relação saudável com o corpo. Até porque são bem informadas e sabem que isso trará benefícios no futuro.
O problema começa quando os excessos são cometidos, quando se busca a perfeição tendo um modelo de beleza idealizado que foge dos padrões individuais de cada um. O que se observa é que o corpo deixa de ser fonte de prazer e passa a ser objeto de insatisfação.
Hoje, com toda a evolução feminina, muitos excessos estão sendo cometidos em busca da perfeição. Isso se comprova pelo número de cirurgias plásticas realizadas, que crescem a cada ano, pelos constantes quadros de anorexia e bulimia e pelos índices de obesidade. Aprender a lidar de maneira saudável com o corpo é essencial para o bem-estar físico e mental.
Mitos e Verdades
- Mito: a beleza não é garantia de felicidade e satisfação.
- Verdade: prevenir a saúde e cuidar do corpo de forma saudável é uma garantia de qualidade de vida.
Elsie Silva, psicóloga