Quando o assunto é amizade, logo pensamos em amigos de infância, do colegial, da faculdade, e geralmente em pessoas do mesmo sexo. Algumas vezes ficamos surpresos com amigos de sexo diferente compartilhando o bar, a intimidade, a casa, segredos, mas isso é possível sim.
Homens e mulheres têm se tornado cada vez mais íntimos e não somente nas relações de trabalho, mas no convívio do dia-a-dia. Antigamente, uma pessoa do sexo feminino, quando dizia que tinha como melhor amigo um homem, as pessoas logo ficavam desconfiadas de que havia algo a mais entre eles do que uma simples amizade.
Ainda bem que os tempos mudaram, mas a amizade entre homem e mulher continua gerando inúmeras discussões. Por um lado existem pessoas que juram que isso seria impossível, ou seja, um homem e uma mulher ficarem íntimos, mas sem nenhum envolvimento emocional ou sexual.
Leia mais:
Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis
Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP
Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos
Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?
Há também o grupo que acredita na amizade entre homens e mulheres e vivência isso na prática. Cansei de ouvir que algumas pessoas preferem os amigos de sexo oposto por se sentirem mais à vontade, sem competição alguma, sem medo de fofoca, e por achar que a conversa flui mais naturalmente, sem representação alguma.
O importante é que se pegarmos a definição no dicionário vamos encontrar que a amizade é ''um sentimento de grande afeição e de simpatia por alguém não necessariamente unido por grau de parentesco ou relacionamento sexual''.
Claro que é possível e saudável a amizade entre pessoas do sexo oposto. Afinal, muitas vezes perdemos um amor, mas é um amigo que costuma nos dar colo em momentos difíceis. Você tem um(a) amigo(a)?
Mitos e Verdades
- Mito: é impossível a amizade entre um homem e uma mulher, pois sempre vai haver o interesse sexual
- Verdade: a amizade independe do sexo
Lucianne Fernandes, psicóloga clínica especialista em sexualidade humana