Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Desejo

A vida sexual do idoso segue uma normalidade?

Sexo&Comportamento-Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

"É verdade que as respostas sexuais humanas com o envelhecimento se alteram, mas essas alterações não impedem a atividade sexual", diz especialista. - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Durante muito tempo os idosos foram considerados pela sociedade seres assexuados. A valorização ou a preocupação com a vida sexual entre idosos era quase uma transgressão social.

Felizmente esse pensamento vem mudando muito devido ao esforço de profissionais das áreas da saúde, mas principalmente porque a população mundial vem envelhecendo e consequentemente os idosos vem se tornando um novo mercado consumidor.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A disfunção erétil atinge 67% dos homens com idade superior a 70 anos. Entretanto, pelo embaraço, preconceito ou desconhecimento de ambas as partes, médico e paciente, apenas 5% dessa população recebem tratamento.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


Nessa faixa etária a disfunção erétil é um problema multifatorial: queda hormonal, diminuição da irrigação sanguínea peniana, presença de doenças crônicas debilitantes e eventuais efeitos colaterais de medicamentos agem alterando a ereção.

Publicidade


A disfunção erétil aumenta com o avançar da idade, mas não pode ser associada como um problema inerente ao envelhecimento. O homem não é portador de uma ''bateria sexual'' que se gasta ao longo da vida e impede a vida sexual. Uma vida saudável possibilita atividade sexual por toda a vida.


É verdade que as respostas sexuais humanas com o envelhecimento se alteram, mas essas alterações não impedem a atividade sexual. Em uma pesquisa com questionários, 59% dos homens casados com mais de 70 anos de idade mantinham relações regulares com suas esposas. Também nesse estudo 83% dos homens e 64% das mulheres se tocavam e estimulavam sexualmente.

Publicidade


Não se recomenda tratamentos para os idosos diferentes de outras faixas etárias, sendo que os fatores psicológicos e clínicos, que normalmente são valorizados na escolha do tratamento, como efeitos colaterais e disponibilidade do parceiro, devem ser ainda mais valorizados.


O ato sexual faz parte da interação do casal e manutenção dessa atividade aumenta essa interação, permitindo que continuem a ter prazer em uma idade onde culturalmente isto não era mais permitido.

Sílvio H. M. Almeida, Professor de Urologia da UEL


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo