Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
(Des)prazer feminino

A tristeza pela falta do orgasmo

Sexo&Comportamento-Folha de Londrina
27 dez 2009 às 20:07

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O orgasmo é uma experiência que se deseja repetir, é a busca do prazer que dá também prazer ao outro, é aquela sensação subjetiva de plenitude da vida.

A dificuldade de orgasmo feminino, recorrente ou persistente, é quando ocorre após uma fase de excitação considerada adequada pela sua intensidade e duração. Quase um terço das mulheres têm alguma ou plena dificuldade de obter orgasmo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os fatores biológicos ocorrem pelo medo de engravidar, ou quando grávidas, pelo temor, sem fundamento, de lesar o feto. Ou pela baixa auto-estima na menopausa e terceira idade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


Entre os fatores psicológicos estão o temor da dor, sentimentos de culpa pelos impulsos eróticos, receios de descontrole durante a relação, traumas por abusos sexuais, hostilidade ou falta de atração pelo parceiro, deficiência da mulher de exercer o papel erótico na relação sexual, depressão, preconceitos e tabus.

Publicidade


Entre os preconceitos (idéias erradas), alguns exemplos: o orgasmo feminino tem que ocorrer na penetração. Este preconceito é causa de sofrimento e insatisfação de muitos casais que obtêm prazer e orgasmo quando elas recebem estímulo no clitóris. Outro tabu é que o casal tem que ter orgasmo simultâneo. Isso é totalmente desnecessário e difícil.


Também existem os fatores situacionais, que podem levar à perda da excitação e à falta de orgasmo, como a ejaculação precoce masculina, a falta de tato e experiência do parceiro, pobreza de estímulos, conflitos conjugais, dor devido a uma infecção vaginal, ambientes desfavoráveis como filhos no quarto, coito interrompido e fadiga.

Publicidade


As mulheres, diferente dos homens, não dissociam conflitos e sentimentos mal resolvidos do sexo. A melhor solução é resolver pendências e mal entendidos, e não guardar sentimentos de ansiedade e raiva pelo outro. A ejaculação precoce masculina é um fator importante de anorgasmia feminina, causa de perda progressiva da excitação e até do desejo sexual.


As mulheres, ao longo da vida, adquirem melhor conhecimento do próprio corpo e de sua sexualidade, e, assim, maior capacidade de orgasmo. Aprendem a expressar seus desejos, tomar iniciativas, provocar o outro e se realizar.

Publicidade


Mitos e Verdades


- Mito: a mulher tem que ter orgasmo vaginal.
- Verdade: mais que um orgasmo, interessa a intensidade do prazer na relação.

Maurilio Jorge Maina, ginecologista e especialista em terapia sexual


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo