No próximo sábado (3), das 7h às 19h, a Prefeitura de Londrina vai realizar mais um mutirão de vacinação contra a Covid-19. São mais 4 mil vagas para pessoas com 18 anos ou mais. Os interessados já podem agendar um horário e escolher entre as Unidades Básicas de Saúde do Maria Cecília (zona norte), do Santa Rita (região oeste) e do Ouro Branco (zona sul), além no Laboratório Municipal de Análises Clínicas (Centrolab), que fica na Rua Benjamin Constant, 500, no Centro.
Uma das novidades desse mutirão é o aumento em 20% nos horários abertos no agendamento. Segundo o secretário de Saúde, Felippe Machado, essa medida vem na tentativa de diminuir o número de horários vazios deixados por aqueles que agendam um horário, mas não comparecem. Somando-se os dois últimos mutirões, quase 5.000 pessoas agendaram a vaga, mas não foram receber a vacina. “Tivemos, no último sábado, unidades com 30% de absenteísmo e na outra semana foi da mesma forma. Então, estamos colocando 20% a mais de vagas do que teríamos de capacidade usual dentro do nosso processo de vacinação, para tentar suprir as faltas que têm gerado esse absenteísmo de 20% a 30%”, explicou Machado.
Outra inovação é que, a partir de hoje (30), aqueles que agendarem um horário, mas não conseguirem comparecer por variados motivos, poderão cancelar o agendamento prévio. Um novo botão foi instalado na página oficial dos agendamento pelo site da Prefeitura de Londrina (clique aqui para agendar) e assim que acionado, ele colocará a vaga novamente no sistema.
Leia mais:
Exame para detectar doença rara em recém-nascidos se torna obrigatório no Brasil
Saúde de Londrina desiste da transferência do UPA Sol para prédio do Mater Dei
Prefeitura de Cambé assina ordem de serviço para construção de Pronto Atendimento Municipal
Não é necessário excluir carne vermelha da dieta para melhorar saúde intestinal, sugere estudo
As outras 4.000 vagas que tinham sido abertas para a semana já se esgotaram. Por isso, no momento, há apenas horários para sábado (2). Podem receber o reforço vacinal todos os cidadãos que já tomaram as 1ª e 2ª doses, mas também aqueles que não completaram o esquema inicial contra a Covid-19. No Centrolab há 1.200 vagas, na UBS do Ouro Branco mais 1.000 e nas UBS do Maria Cecília e do Santa Rita mais 900 em cada. Esses mutirão de vacinação só são possíveis, porque a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 14 mil doses no dia 18 de novembro e outras 15 mil em 21 de novembro.
Vacina baby – Na sexta-feira (2) devem chegar mais 700 doses da vacina baby. Segundo dados da Secretaria de Saúde, no momento, das mais de 1.500 crianças de seis meses a menores de 3 anos, em Londrina, apenas 422 foram vacinadas. A expectativa é que, com a chegada das novas doses, a agenda de horários para a vacinação baby seja aberta quinta (1º), com vagas da próxima semana, assim como para as crianças e adolescentes.