Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pandemia

Ômicron corresponde a 98,7% dos casos de Covid no Brasil, aponta estudo

Folhapress
13 jan 2022 às 10:34

Compartilhar notícia

- Jose Fernando Ogura/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A variante ômicron já corresponde a quase todos os testes positivos para detecção da Covid no Brasil, segundo levantamento feito por laboratórios do país. O estudo foi coordenado pelo ITpS (Instituto Todos pela Saúde) em parceria com os laboratórios CDL, Dasa e DB Molecular.


A investigação contou com a análise de mais de 8.000 testes RT-PCR feitos nas redes de laboratórios de 2 a 8 de janeiro. Constatou-se assim que 3.212 foram positivos para o Sars-CoV-2, vírus causador da Covid-19. Dentre esses, 3.171 (98,7%) eram de infecções causadas pela nova variante.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O estudo aponta que, em relação ao levantamento anterior, que analisou dados de 26 de dezembro a 1° de janeiro, o número de estados com indicação da ômicron passou de 9 para 18 e o de municípios, de 80 para 191.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova pesquisa

Estudo mostra por que metástase de câncer ocorre com frequência no pulmão

Imagem de destaque
Foi mordida por um sagui

Mulher morre após ser internada com raiva humana em Pernambuco

Imagem de destaque
Apoio às UPAs

Secretaria Estadual de Saúde instala tendas para atender casos de viroses no Litoral

Imagem de destaque
Saiba mais

Exame para detectar doença rara em recém-nascidos se torna obrigatório no Brasil


Este é o terceiro levantamento realizado pelo ITpS (Instituto Todos pela Saúde) para rastrear a variante ômicron no Brasil.

Publicidade


A segunda pesquisa, que analisou exames coletados no período de 26 de dezembro a 1º de janeiro, apontou que a variante representava 92% dos casos de Sars-Cov-2 no Brasil. Já na primeira vez que a pesquisa foi publicada, com testes feitos entre os dias 1º e 25 de dezembro, a ômicron respondia por apenas 30% dos casos.


Além de analisar a incidência da ômicron, o levantamento mostra também o aumento de casos de Covid. Entre a última semana de 2021 e a primeira de 2022, a positividade nos exames pulou de 13,7% para 39,5%.

Publicidade


A ômicron foi sequenciada inicialmente na África do Sul em novembro deste ano. Dados preliminares indicam que ela é mais transmissível que outras variantes, como a delta, embora não desenvolva quadros graves em muitos dos infectados.


Uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo mostrou que testes positivos voltaram a subir durante as festas de fim de ano, de acordo com o monitoramento da Abrafarma (associação que reúne grandes redes farmacêuticas).

Publicidade


O total de positivos saltou de 524 no dia 1º de dezembro, quando 10 mil exames foram feitos, para 5.334 em 29 de dezembro, quando houve 31.332 exames -o equivalente a 5% e 17% do total, respectivamente. O levantamento abrange 3.000 farmácias do país.


Em meio a esta explosão de novos casos, pacientes têm dificuldade de acesso a prontos-socorros que estão lotados. Além disso, pessoas que estão com suspeita de Covid-19 têm dificuldade de realizar o teste em farmácias.

Publicidade


Pacientes estavam com dificuldade de agendar os testes em farmácias da cidade de São Paulo em decorrência das festas, da gripe, e do aumento dos casos de Covid-19. Entre 29 de dezembro e 3 de janeiro, a Folha consultou a agenda de 40 drogarias de grandes redes de farmácias do município. Na época já era possível notar o aumento da demanda.


Há ainda estabelecimentos que suspenderam o agendamento online de teste de Covid-19, caso das farmácias da rede Raia Drogasil. Só será possível agendar um teste quando o abastecimento estiver normalizado.


No caso do Brasil, dados desta terça (11) do consórcio de veículo de imprensa já mostram que a média móvel de casos chegou agora a 44 mil infecções por dia , um salto de 631% em relação ao dado de duas semanas atrás.​

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo