Cor da sensibilidade e da individualidade, o roxo dá o tom para uma campanha mundial, simbolizando a causa da prematuridade.
Em 2021, o tema do Novembro Roxo “Separação zero – Aja agora! Mantenha pais e bebês prematuros juntos” busca sensibilizar famílias, profissionais e instituições de saúde para a importância do contato entre pais e bebês, assim como do pré-natal e dos cuidados intensivos.
“Os cuidados intensivos são muito importantes para a sobrevida desses bebês. Eles são monitorados 24 horas, com toque mínimo para a administração das medicações e há um controle na temperatura das incubadoras. O silêncio do ambiente hospitalar também é fundamental, assim como a presença dos pais sempre que possível”, afirma a pediatra Luana Takeda Imamura, que atua na maternidade do Hospital Evangélico de Londrina.
Leia mais:
Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo
Hormonologia, sem reconhecimento de entidades médicas, se espalha nas redes e tem até congresso
58 milhões de vacinas da Covid vencem no estoque federal; perda nos municípios é maior
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é neste sábado
A prematuridade é a principal causa mundial de mortalidade infantil antes dos cinco anos. Ao redor do mundo, um a cada 10 bebês nasce antes das 37 semanas de gestação. Saiba mais na Folha de Londrina.