A Prefeitura de Maringá antecipou para segunda-feira (25) o início da vacinação infantil contra a gripe e a dose de reforço contra sarampo. O público-alvo são crianças de 6 meses a 5 anos incompletos.
“A ampliação da vacinação tem o objetivo de diminuir os índices de internação de crianças por doenças respiratórias. Outros públicos também serão contemplados conforme for possível avançarmos”, explica o secretário de Saúde, Clóvis Melo.
A meta do município é vacinar pelo menos 90% do público-alvo contra a gripe, estimado em aproximadamente 21 mil crianças. Já na vacinação contra o sarampo, todas as crianças deverão receber o imunizante, mesmo que estejam com as doses de rotina em dia.
Leia mais:
Queixas contra planos de saúde quase quadruplicam em cinco anos
Redes de fast food não planejam retirar cebola do cardápio no Brasil
Organizações elaboram carta para Unesco por justiça racial na educação
Doença do Maguila também pode ser causada por violência doméstica, diz médico
As pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde também têm direito à vacina contra a gripe. Já a vacina contra o sarampo será aplicada também nos trabalhadores da saúde que não completaram o esquema vacinal, com duas doses. Para todos os públicos, é necessário apresentar carteirinha de vacinação e documentos pessoais.
Ao todo, 33 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) farão a aplicação dos imunizantes, com exceção da UBS Maringá Velho e Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde.