Hospitais de referências da região Norte do Paraná receberão R$ 9,5 milhões anuais para a qualificação de 116 leitos distribuídos estrategicamente entre os municípios de Apucarana, Arapongas, Londrina e Cornélio Procópio. Os recursos serão usados para não só manter ativos esses leitos, mas garantir que tenham plena condições de uso, com equipamentos e demais recursos necessários ao atendimento. O dinheiro é do governo federal, obtido através da portaria GM/MS nº 914, após uma articulação da Secretaria estadual da Saúde com o Ministério da Saúde.
Os hospitais beneficiados com a qualificação dos leitos serão o Hospital da Providência em Apucarana, o Hospital do Norte do Paraná (Honpar), em Arapongas, além do Hospital Zona Sul, Hospital Evangélico e Hospital Universitário Regional, todos localizados em Londrina. A Santa Casa de Cornélio Procópio também será contemplada com este aditivo.
A ação representa um avanço na área da saúde e faz parte do Plano Regional da Rede de Atenção às Urgências e Emergências, programa que visa aprimorar o atendimento médico-hospitalar em todo o Estado. O investimento será direcionado a hospitais de referência, reconhecidos pela relevância no atendimento à população e excelência dos serviços prestados.
Leia mais:
Pesquisa aponta que 29% dos brasileiros têm algum medo com relação às vacinas
Uma a cada dez mortes no Brasil pode ser atribuída ao consumo de ultraprocessados, diz Fiocruz
Estados brasileiros registram falta ou abastecimento irregular de, ao menos, 12 tipos de vacinas
Saúde do homem é tema de live com médicos londrinenses em novembro
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destacou a importância da conquista para fortalecer o atendimento. "É uma notícia muito positiva para a região, pois reforça a capacidade de atendimento e aprimora a infraestrutura hospitalar."
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)