A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Controle de Endemias, fará um trabalho de conscientização sobre o mosquito Aedes aegypti com a comunidade da região norte, neste sábado (25). Das 8h30 às 12 horas, uma exposição sobre a dengue e outras endemias estará montada no Cemitério Jardim da Saudade, na Avenida Saul Elkind, 2.805.
De acordo com a educadora em Endemias da SMS, Lucimara Vasconcelos, os agentes estarão no local para orientar e instruir a população a respeito das formas adequadas de prevenção contra o mosquito que transmite, além da dengue, doenças como a febre chikungunya e o zika vírus. "Para reforçar a divulgação e chamar a atenção das pessoas haverá maquete com o ciclo do Aedes aegypti e materiais lúdicos, representando diferentes formas de criadouros do vetor. Além disso, faremos a distribuição de panfletos informativos com recomendações gerais e também mostraremos exemplos de outras endemias, incluindo informações sobre a leishmaniose, esquistossomose, caramujo africano e bicho barbeiro", informou.
A educadora também destacou que a sequência de ações, que estão sendo desenvolvidas em todas as regiões de Londrina, é muito importante para que a população não se acomode e continue cuidando, corretamente, dos seus quintais e ambientes de trabalho. "Mesmo com o baixo índice de infestação do mosquito que temos atualmente no Município, é necessário que as informações cheguem aos bairros e sejam multiplicadas pelos moradores, para que possamos evitar ao máximo o risco de proliferação dessas doenças."
Leia mais:
Exame para detectar doença rara em recém-nascidos se torna obrigatório no Brasil
Prefeitura de Cambé assina ordem de serviço para construção de Pronto Atendimento Municipal
Não é necessário excluir carne vermelha da dieta para melhorar saúde intestinal, sugere estudo
Londrina registra 16 casos confirmados de dengue em 2025; 213 estão em análise
Números
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou nesta quarta-feira (22) o boletim semanal com os dados relacionados à dengue no município de Londrina. Em 2017, de janeiro até o momento, foram registradas 1.233 notificações referentes à doença. Deste total, foram confirmados 17 casos e descartados 697. Outros 519 casos estão em andamento e aguardam resultados de exames laboratoriais.
2º LIRAa
No início de abril, a Secretaria Municipal de Saúde começa a realizar o 2º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2017. No primeiro levantamento realizado neste ano, em janeiro, foi registrado que, a cada 100 imóveis vistoriados na cidade, quatro apresentaram focos do mosquito. Dessa forma, o índice de infestação ficou em 4.1%. Em relação aos últimos quatro anos, dentre os levantamentos feitos na mesma época, 2017 foi o que apresentou o menor índice.