No Norte Pioneiro, a esperança tem nome e endereço: Santa Cecília do Pavão. A cidade de aproximadamente 3.300 habitantes é uma das duas únicas no Paraná que já está vacinando contra a Covid-19 as pessoas a partir dos 18 anos, de acordo com levantamento da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). A outra localidade é Guaraqueçaba, no Litoral.
No caso de Santa Cecília, o avanço é ainda maior. O município deverá finalizar nos próximos dias a vacinação total dos moradores adultos com, pelo menos, uma dose do imunizante. A população maior de idade é estimada em 2.570 pessoas. Já foram aplicadas 2.502 primeiras doses. Estão imunizadas com as duas doses ou unidoses 628 pessoas.
Enfermeira-chefe da UAPSF (Unidade de Atenção Primária em Saúde da Família), Rosimeire Aparecida Rúbio explicou que a cobertura expressiva foi possível graças a doses remanescentes, já que os grupos prioritários eram calculados a partir de estimativas e a população em geral tem números mais consistentes em razão do banco de dados do TSE (Tribunal Regional Eleitoral).
Leia mais:
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
"Havia idosos que também estavam no grupo de comorbidades, mas vacinaram como idosos, e um foi sobrepondo o outro. Conforme vamos tendo disponibilidade, vamos abaixando o grupo e a idade. Além disso, a cidade é pequena. Em um único posto temos duas equipes do Programa Saúde da Família com todos os cadastros”, elencou Rúbio.
Leia a matéria completa na FOLHA.