Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mais fake news

Publicações em redes sociais indicam ivermectina contra dengue; não há eficácia comprovada

Leonardo Zvarick e Geovana Oliveira - Folhapress
08 fev 2024 às 11:25
- Divulgação/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

"A ivermectina trata a dengue?", pergunta Robert nesta quarta-feira (7) no canal "Ivermectina & Saúde", no Telegram. Marisa, outra usuária, responde que "alguns médicos estão tratando [a dengue] com sucesso" a partir do uso do medicamento. No grupo, os usuários compartilham suas dúvidas sobre a eficácia da vacina contra a dengue e certezas sobre o remédio que trata infestações por parasitas é eficaz contra a doença.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

Quedas causaram internação de mais de 34 mil crianças no Brasil em 2023

Imagem de destaque
Delivery

Vapes são vendidos no iFood e no Rappi, apesar de proibição da Anvisa

Imagem de destaque
Cuidado

São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

Imagem de destaque
Mais de 22 semanas

Norma que restringe aborto legal volta a valer após liminar ser derrubada

No mesmo canal, Isabele diz que entendeu "por que aumentou tanto o preço da ivermectina" na sua região. "Todo mundo está comprando porque muitos médicos estão divulgando nas redes e receitando", escreveu.

Publicidade


No X (ex-Twitter), o usuário Ricardo Zimerman pede aos colegas que "considerem com carinho ivermectina + atorvastatina + montelucaste" para tratar dengue. "Potencial para redução da carga viral e da progressão para dengue hemorrágica e, como é típico com fármacos reposicionados, segurança conhecida, baixo custo e ampla disponibilidade na rede", escreve.


O Ministério da Saúde, porém, divulgou nesta semana que não reconhece "qualquer protocolo" que inclua a ivermectina para o tratamento da dengue, e que o medicamento não é eficaz em diminuir a carga viral da doença.

Publicidade


O posicionamento oficial foi emitido para esclarecer boatos de que a medicação seria efetiva contra o vírus. O conteúdo enganoso foi compartilhado por perfis com milhares de seguidores em redes sociais como Facebook e X.


"A narrativa falsa foi divulgada em alguns perfis de profissionais da saúde, inclusive com repercussão na mídia, mas sem nenhum dado ou fonte que comprove a afirmação", diz nota da pasta.

Publicidade


O medicamento, um antiparasitário, chegou a ser defendido em meio à pandemia da Covid como parte de um tratamento precoce contra a doença, mesmo sem eficácia comprovada. Agora, diante do aumento expressivo dos casos de dengue em todo o país, voltou a ganhar espaço na rede como possível solução para a doença a despeito da falta de evidências científicas.


A SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical), que recentemente publicou novo guia de manejo clínico da dengue, endossa o posicionamento do ministério: não existem evidências científicas para o uso da ivermectina contra a doença.

Publicidade


"Existem alguns estudos in vitro que indicaram alguma ação [do medicamento], mas um ensaio clínico recente demonstrou que não há benefício clínico, como melhora de sintomas. Infelizmente não temos nenhum tratamento efetivo no momento", afirma o médico infectologista André Siqueira, pesquisador da Fiocruz e vice-presidente da SBMT.


A entidade, assim como o Ministério da Saúde, alerta para o risco de disseminação de informações falsas, sobretudo em meio a cenário epidemiológico como o atual.

Publicidade


"Essas informações falsas desviam o foco do que deve ser realizado, assim como aconteceu na Covid, com pessoas deixando de identificar sinais de gravidade e tomar precauções por acreditarem que estavam protegidas", alerta o especialista.


No caso da dengue, o tratamento é baseado no manejo dos sintomas e hidratação vigorosa. Especialistas alertam para a importância de se buscar avaliação médica quando forem identificados sintomas, já que a doença pode evoluir rapidamente para a sua forma grave. Medicações contraindicadas, como aspirina e anti-inflamatórios, podem levar a complicações hepáticas.


A dengue tradicional é caracterizada por sintomas como febre, mal-estar e dores nas articulações e atrás dos olhos, e costuma atingir com mais gravidade idosos e crianças pequenas.


Para controle epidemiológico, a principal medida é a redução dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus.


Imagem
Centralizar embarques em Londrina ‘é notícia excepcional’, afirma Belinati
A suspensão do ramal ferroviário entre Ourinhos (SP) e Londrina foi tema de uma reunião nesta quarta-feira (7) na Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, em Curitiba.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade