O Paraná recebeu o primeiro lote de vacinas contra a gripe, destinado à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza deste ano, nesta quinta-feira (24). Foram entregues à Sesa (Secretaria estadual da Saúde) 413 mil doses. Os imunizantes estão armazenados no Cemepar (Centro de Medicamentos do Paraná) e deverão ser distribuídos na próxima semana.
Segundo o Informe Técnico do Ministério da Saúde, a campanha será realizada entre 4 de abril a 3 de junho, sendo 30 de abril o principal dia de mobilização social. A imunização ocorrerá por etapas. A primeira deve contemplar idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. No estado, esses grupos somam cerca de 2.054.630 pessoas.
“Este primeiro lote deve contemplar uma parte do primeiro grupo definido pelo Ministério da Saúde de idosos e trabalhadores da saúde, mas esperamos receber novas remessas nos próximos dias para avançarmos na campanha e imunizarmos o maior número de paranaenses”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto.
Leia mais:
Queda de patente e acompanhamento podem viabilizar semaglutida no SUS
São Paulo confirma primeiro caso de febre amarela em pessoa em 2025
Verão acende alerta ao câncer de pele; tecnologia aprimora diagnóstico precoce
Estudo mostra por que metástase de câncer ocorre com frequência no pulmão
LEIA TAMBÉM: Brasil registra 294 mortes por Covid e chega a mais de 658 mil óbitos
A segunda fase da campanha deve atender crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas.
Também serão atendidos caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Ao todo, no Paraná, a estimativa é que 4.308.575 pessoas elencadas como grupos prioritários, deverão ser vacinadas durante a campanha. A meta é atingir pelo menos 90% deste público.