Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Tecnologia

Primeiro autoteste para hepatite C é pré-qualificado pela OMS

Paula Laboissière - Agência Brasil
10 jul 2024 às 17:59
- Rovena Rosa/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A OMS (Organização Mundial da Saúde) pré-qualificou o primeiro autoteste para hepatite C. O produto, chamado autoteste OraQuick HCV, fabricado pelo OraSure Technologies, é uma extensão de um teste rápido para hepatite C inicialmente pré-qualificado para uso profissional. “A nova versão, especificamente projetada para o uso de pessoas leigas, fornece um único kit contendo os componentes necessários para realizar o autoteste”, informou a OMS.


A entidade passou a recomendar o uso de autotestes para detecção da hepatite C em 2021, como forma de complementar os serviços de testagem para a doença. “A recomendação baseou-se em evidências que demonstram a capacidade do autoteste de ampliar o acesso e a utilização dos serviços, sobretudo entre pessoas que, de outra forma, não seriam testadas para a doença”.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Dados da OMS indicam que, todos os dias, 3,5 mil pessoas morrem no mundo em razão de hepatites virais. Dos 50 milhões que vivem com hepatite C, apenas 36% testaram positivamente e 20% tiveram acesso ao tratamento até o fim de 2022. Para a entidade, a pré-qualificação do autoteste representa uma forma segura e efetiva de expandir a testagem para hepatite C, garantindo que mais pessoas sejam diagnosticadas com a doença e tratadas. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Primeiro no Brasil

Londrina recebe primeiro consultório do ‘Psicólogos Sem Fronteiras’ do Brasil

Imagem de destaque
Inaugurada em 1944

Santa Casa de Londrina completa 80 anos neste sábado

Imagem de destaque
Infogripe

Casos de Covid continuam em alta no Brasil, mostra boletim da Fiocruz

Imagem de destaque
Alerta

24,7% dos alimentos consumidos por crianças de até 5 anos no país são ultraprocessados


LEIA TAMBÉM:


Imagem
Exportações do Paraná para Ásia, África e Oriente Médio batem recorde
O Paraná obteve no 1º semestre 2024 o seu melhor desempenho nas vendas para os mercados do Oriente Médio, África e Sudeste Asiático.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade