O Paraná vai receber nesta sexta-feira (2) mais 133.380 vacinas da Comirnaty, da Pfizer/BioNtech, segundo divulgou a AEN (Agência Estadual de Notícias). O voo LA-4793 deve chegar ao aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, às 19h10. O lote é parte de uma distribuição de 2,1 milhões de doses para todo o País.
Nos próximos dois dias o Estado também deve receber mais doses da Janssen/Johnson & Johnson e AstraZeneca/Fiocruz, o que ampliará a imunização sobre a população em geral acima de 18 anos. O Ministério da Saúde comunicou nesta quinta-feira (1º) que entregará 8 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus para todo o País até domingo (4).
Com essa nova remessa, o Paraná atingirá marca de 494.870 doses nesta semana, com expectativa de ultrapassar 600 mil imunizantes. Com isso, o Paraná segue dentro do calendário previsto para imunizar toda a população em geral acima de 18 anos com uma dose ou dose única até setembro.
Leia mais:
Exame para detectar doença rara em recém-nascidos se torna obrigatório no Brasil
Prefeitura de Cambé assina ordem de serviço para construção de Pronto Atendimento Municipal
Não é necessário excluir carne vermelha da dieta para melhorar saúde intestinal, sugere estudo
Londrina registra 16 casos confirmados de dengue em 2025; 213 estão em análise
As outras 361.490 doses, entregues entre quarta e quinta, já começaram a ser distribuídas a todos os 399 municípios. Serão utilizadas para população em geral (99,7%) e forças de segurança e salvamento, completando a imunização nesse grupo prioritário.
Expectativa
De acordo com o Ministério da Saúde, serão distribuídas, ainda, 3 milhões de doses da Janssen doadas pelo governo dos Estados Unidos ao Brasil e 2,8 milhões da AstraZeneca/Fiocruz. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou a documentação da doação internacional na quarta-feira (30).
Com a nova distribuição, conforme o governo federal, o País deve chegar, no início da próxima semana, a 143 milhões de doses inseridas no PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19). O Paraná deve atingir em torno de 8 milhões.