O Paraná recebeu nesta sexta-feira (14) mais 62 mil doses da vacina Coronavac, contra a Covid-19, da parceria entre Sinovac e Instituto Butantan. As doses são referentes a uma atualização na 19ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde.
Essa nova remessa é destinada a ajuste de esquema vacinal (D2) ou continuidade do PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19). O Estado já havia recebido 118 mil doses da vacina AstraZeneca e 126,8 mil da CoronaVac nesta mesma pauta.
"Dentro da proposta de flexibilização do uso das doses distribuídas, o Ministério da Saúde incluiu uma nova quantidade de vacinas para os estados completarem o esquema vacinal, possibilitando a segunda dose do imunizante e também dar continuidade a vacinação dos grupos prioritários", explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Leia mais:
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
A distribuição das doses e os grupos que serão atendidos estão em análise pela equipe técnica da Sesa (secretaria de Estado da Saúde). A expectativa é que as vacinas sejam encaminhadas para as Regionais de Saúde no início da próxima semana.
Mais doses
Esta é a terceira remessa enviada pelo Ministério da Saúde nesta semana. Ao todo o Paraná recebeu 374,6 mil doses de vacina contra a Covid-19 desde segunda-feira (10). Somadas a envios anteriores, o Estado registra 4.491.120 doses recebidas do Governo Federal. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, até o início da próxima semana o Paraná deve receber mais duas remessas de imunizantes, sendo um lote composto por CoronaVac e outro com vacinas da Pfizer.