Ocorreu no último fim de semana a Operação Dias Quentes da Prefeitura de Londrina. Profissionais de Saúde do Consultório na Rua, da SMS (secretaria Municipal de Saúde), e do Serviço Especializado de Abordagem Social, da Smas (secretaria Municipal de Assistência Social) atenderam 111 pessoas em situação de rua em 33 localidades diferentes da cidade.
Segundo a prefeitura, a abordagem consistiu em visitar locais onde havia concentração de pessoas em situação de rua e fazer a distribuição de água potável e protetor solar para grupos de risco, como gestantes, idosos e crianças, além da verificação de sinais vitais, aferição de pressão e temperatura, e avaliação quanto à possível desidratação e insolação. Não foi necessário realizar nenhum encaminhamento para os serviços de saúde.
Ana Cláudia Petryszyn Assis, psicóloga da SMS que participou da operação, destaca a importância desse trabalhos em dias tão quentes “As pessoas que moram na rua ficam muito expostas e estão vulneráveis às condições climáticas. Essas pessoas geralmente não têm acesso à água potável com facilidade, e ainda mais protetor solar. É uma ação de cuidados para amenizar os danos que as condições climáticas submetem estas pessoas”.
Leia mais:
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
As equipes vão dar sequência aos atendimentos nos próximos dias, visto que as temperaturas continuarão próximas dos 40ºC, de acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).
O Consultório na Rua pode ser acionado pelo telefone (43) 99994-9029. Já o contato com o Serviço Especializado de Abordagem Social deve ser feito pelos números (43) 99942-3025 e (43) 99991-4568.