Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lançamento oficial

ONG de Londrina promove Setembro Dourado para destacar importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
29 ago 2024 às 18:33
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A campanha Setembro Dourado, voltada para destacar a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, acontece durante todo o mês de setembro, promovida pela ONG Viver. 


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Neste ano, a Viver segue com a campanha publicitária “Estar atento faz a diferença”, destacando a importância de se atentar aos sinais e sintomas da doença. O lançamento oficial da campanha acontecerá na segunda-feira, 02 de setembro, às 9h30min na Sede da ONG Viver, que fica na Rua Lucilla Ballalai, 391, no Jardim Petrópolis. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Cuide-se!

Como se manter hidratado no Rock in Rio e enfrentar longas horas no festival

Imagem de destaque
Não precisa agendar

Em Londrina, Saúde amplia vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais

Imagem de destaque
Avaliação do equipamento

Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco

Imagem de destaque
Alerta

Casos de botulismo são investigados após pacientes comerem pesto na França


Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. No entanto, nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer infantojuvenil foi extremamente significativo. 

Publicidade


Hoje, cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos da doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles tem também boa qualidade de vida após o tratamento adequado. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (quem afetam os glóbulos brancos), os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).

Publicidade


Iluminação alusiva 


Durante o mês, monumentos públicos serão iluminados com a cor dourada, com o objetivo de chamar atenção para a campanha. Além disso, tanto a Prefeitura quanto a Londrina Iluminação estão realizando ações de divulgação da campanha em suas redes sociais e também para o público interno.

Publicidade


Capacitação para diagnóstico precoce


Desde 2020, o Instituto de Câncer de Londrina realiza o programa “Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil” para contribuir com o aumento da identificação precoce da doença em crianças e adolescentes.

Publicidade


O programa é realizado por meio de capacitações de profissionais da Atenção Básica de Saúde, pediatras da rede SUS e privada, além de estudantes de medicina e de enfermagem para que possam desenvolver o olhar especifico para suspeitarem da doença e saberem como encaminhar para o diagnóstico, contribuindo também com a organização da rede de saúde na localidade.


- Divulgação


Importantes conquistas 

Publicidade


Desde 2019, o Setembro Dourado integra o calendário oficial do município de Londrina, através da lei municipal 12.918/2019. Sobre a conquista, o presidente da ONG Viver, Paulo Bartone, comenta que ter a campanha no calendário oficial do município mostra a relevância de se falar sobre o assunto e de se quebrar o preconceito que existe em relação à doença. 


Além da lei municipal, foi sancionada em 2022 a lei federal 14.308/2022, que instituiu a Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica do Brasil. A lei é resultado do esforço da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer Infantojuvenil, que conta com a participação de diversos parlamentares e também das instituições associadas ao CONIACC, incluindo a Viver.


“Esperamos que iniciativas como a campanha nacional do Setembro Dourado contribuam para que essa nova lei seja observada pelos gestores de saúde. É com informação confiável que podemos nos prevenir melhor e obter tratamento adequado”, ressalta Rocco Donadio, vice-presidente da CONIACC.


Imagem
Separadas por 20 anos, mortes de Izquierdo e Serginho evidenciam mudanças no socorro em campo
Separadas por 20 anos, as mortes dos zagueiros Serginho, do São Caetano, em 2004, e Juan Izquierdo, do Nacional-URU, neste ano, são tragédias que guardam semelhanças
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade