Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Efeitos nocivos para a saúde

OMS volta a alertar para aumento de falsificações do Ozempic

Redação Bonde com Agência Brasil
20 jun 2024 às 17:17

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A OMS (Organização Mundial da Saúde) voltou a alertar para o aumento de falsificações de medicamentos a base de semaglutida, que é o príncipio ativo do Ozempic, caneta de aplicação subcutânea para controle do apetite. 


O alerta engloba três lotes falsificados do remédio identificados no Brasil, no Reino Unido e na Irlanda do Norte em outubro de 2023 e, nos Estados Unidos, em dezembro de 2023. “O Sistema Global de Vigilância e Monitorização da OMS tem observado aumento de relatórios sobre produtos falsificados de semaglutida em todas as regiões geográficas desde 2022.”

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A OMS ainda destaca que esses produtos falsificados podem ter efeitos nocivos para a saúde das pessoas e que, se não tiverem as matérias-primas necessárias, podem levar a complicações de saúde resultantes de níveis de glicoce no sangue e peso não controlados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Exame para detectar doença rara em recém-nascidos se torna obrigatório no Brasil

Imagem de destaque
No Jardim Santo André

Prefeitura de Cambé assina ordem de serviço para construção de Pronto Atendimento Municipal

Imagem de destaque
Entenda

Não é necessário excluir carne vermelha da dieta para melhorar saúde intestinal, sugere estudo

Imagem de destaque
29 descartados

Londrina registra 16 casos confirmados de dengue em 2025; 213 estão em análise


“Em outros casos, algum ingrediente ativo não declarado pode estar contido no dispositivo de injeção, levando a uma gama imprevisível de riscos ou complicações para a saúde”, completou a entidade.

Publicidade


Precaução

Para se protegerem de medicamentos falsificados e de seus efeitos nocivos, pacientes que utilizam esse tipo de medicação, segundo a OMS, devem tomar medidas como comprar o produto com receita médica de profissionais licenciados e evitar fontes desconhecidas ou não verificadas, como as que podem ser encontradas online.


“As pessoas devem sempre verificar a embalagem e o prazo de validade dos medicamentos no momento da compra e utilizá-los conforme prescrito. No caso de semaglutidas injetáveis, os pacientes devem garantir seu armazenamento na geladeira". 


Notificações sobre medicamentos falsificados podem ser enviadas à OMS pelo e-mail [email protected].


Imagem
Polícia Rodoviária Federal apreende uma tonelada de maconha em Arapongas
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu, nesta quarta-feira (19), mais de uma tonelada de maconha na BR-369, em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo