Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Negativo

Ministério da Saúde divulga resultado de exame de primeiro caso suspeito de Ebola

Ascom - Ministério da Saúde
11 out 2014 às 08:55

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério da Saúde informou que o exame para diagnóstico etiológico do paciente suspeito de infecção pelo vírus ebola teve resultado negativo. A confirmação, contudo, só deve ocorrer após a realização de um segundo exame, que será coletado 48 horas após a primeira amostra.

De acordo com o Ministério da Saúde, o estado de saúde do paciente é considerado bom. "Ele não apresenta febre e está mantido em isolamento total no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro (RJ)", diz a nota. Se o caso também for descartado como ebola no segundo exame, o paciente sairá do isolamento e o sistema de vigilância dos contactantes será desmontado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No próximo domingo (12), será colhida a segunda amostra de sangue, que também será enviada para análise laboratorial no Instituto Evandro Chagas, no Pará, que pertence à Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.

Leia mais:

Imagem de destaque
combate à obesidade

Queda de patente e acompanhamento podem viabilizar semaglutida no SUS

Imagem de destaque
Na capital

São Paulo confirma primeiro caso de febre amarela em pessoa em 2025

Imagem de destaque
Confira recomendações

Verão acende alerta ao câncer de pele; tecnologia aprimora diagnóstico precoce

Imagem de destaque
Nova pesquisa

Estudo mostra por que metástase de câncer ocorre com frequência no pulmão


O caso suspeito de ebola foi notificado na quinta-feira (9), na Unidade de Pronto Atendimento Brasília, em Cascavel (PR). Todas as medidas de biossegurança foram adotadas pelas autoridades para isolamento do paciente e investigação de todas as pessoas que tiveram contatos com ele, a fim de interromper uma possível cadeia de transmissão do vírus.

Publicidade


O homem, de 47 anos, saiu de Guiné, na África Ocidental, no dia 18 de setembro, com conexão em Marrocos, e chegou ao Brasil em 19 de setembro. Por apresentar febre e ter vindo de um dos países com casos da doença, o caso foi classificado como suspeito. O paciente continua sendo acompanhado pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro (RJ), até que se resolva o caso clínico.


O Ministério da Saúde esclarece que adotou todos os procedimentos necessários para a interrupção de uma possível cadeia de transmissão do vírus. E adotou todos os procedimentos previstos no Regulamento Sanitário Internacional.

(Com Ministério da Saúde)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo