Maringá (Noroeste) registrou 210 casos e dois óbitos por coronavírus no boletim desta sexta-feira (13). O total é de 11.679 confirmações e 183 óbitos, segundo a Secretaria de Saúde da Prefeitura.
As duas pessoas que morreram são mulheres, apresentaram sintomas e ambas tinham comorbidades. Uma de 68 anos tinha esclerose múltipla e faleceu hoje. A outra, de 96 anos, tinha Mal de Alzheimer e faleceu em 12/11/2020.
Em nota, a prefeitura informa que "a realização de exames em pessoas com sintomas leves e até assintomáticos que tiveram contato com positivados ajuda a explicar o súbito aumento de casos de Covid-19. A expansão da base de testagem, garantida por cerca de 2 mil kits de exames enviados pelo governo do Estado ao município, também contribui para o cerco mais intenso ao vírus. A aquisição por empresas de kits de testes e a oferta de exames por laboratórios sem, necessariamente, a indicação médica, também são fatores que explicam os números".
Leia mais:
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
A avaliação é de que "a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para Covid-19 permanece estável, o que deixa margem de segurança compatível com as medidas adotadas no reforço da infraestrutura de atendimento médico. Todos os protocolos aplicados ao longo da pandemia permanecem ativos, com a infraestrutura de atendimento, prevenção e tratamento operando dentro da normalidade, considerando a evolução dos casos, sem margem, contudo, para qualquer mudança no protocolo de flexibilização e continuidade das atividades".
A fiscalização continua ativa, com equipes atendendo casos sob demandas recebidas pelo 156 (ouvidoria municipal) e 153 (Guarda Municipal). Estão mantidos os trabalhos orientativos em relação a aglomerações em todos os locais, inclusive os espaços públicos.