A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar na próxima semana o 4° Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). O trabalho de inspeção dos imóveis começará a ser feito pelos agentes de endemias na segunda-feira (21) e seguirá até sexta-feira (25).
Os técnicos visitarão domicílios, estabelecimentos comerciais, terrenos baldios e fundos do vale. Ao todo, pretende-se verificar até 10 mil imóveis londrinenses. O levantamento serve para avaliar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos no combate e controle do mosquito transmissor da dengue e direcionar as ações dos servidores municipais.
"Trata-se de um método de amostragem que tem como objetivo principal a obtenção de indicadores entomológicos, de maneira rápida. Vamos conhecer o índice de infestação do mosquito transmissor de dengue e os depósitos predominantes, com vistas ao fortalecimento das ações de combate vetorial’, explicou a coordenadora de Endemias, Maria Denise Philippsen Nunes.
Leia mais:
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
As análises laboratoriais das larvas devem ser realizadas no sábado (26) e o processamento dos dados com o diagnóstico da situação deve ser publicado até sexta-feira, dia primeiro de novembro.