Seis UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Londrina vão abrir neste sábado (3), das 9h às 17h, em uma ação de imunização voltada para crianças e adolescentes. Segundo a prefeitura, por meio da SMS (secretaria Municipal de Saúde), essa iniciativa está alinhada às campanhas de vacinação contra poliomielite (paralisia infantil), multivacinação e Covid-19. Vale destacar que não é preciso fazer o agendamento para participar.
Estarão abertas as UBSs dos bairros Armindo Guazzi, Santiago, Alvorada, Guanabara, Cafezal e Vivi Xavier.
Na hora de receber a dose, a criança e o adolescente devem comparecer munidos de um documento pessoal com foto ou certidão de nascimento, além da carteira de vacina. “Pedimos aos pais e responsáveis que levem seus filhos para serem vacinados, a fim de protegê-los da forma correta, estando com as vacinas em dia”, frisou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.
Leia mais:
Pesquisa aponta que 29% dos brasileiros têm algum medo com relação às vacinas
Uma a cada dez mortes no Brasil pode ser atribuída ao consumo de ultraprocessados, diz Fiocruz
Estados brasileiros registram falta ou abastecimento irregular de, ao menos, 12 tipos de vacinas
Saúde do homem é tema de live com médicos londrinenses em novembro
A campanha de imunização contra poliomielite é voltada para crianças de um a quatro anos. Elas recebem, de forma indiscriminada, a VOP (Vacina Oral Poliomielite), desde que já tenham completado o esquema inicial com três doses da VIP (Vacina Inativada Poliomielite).
Conforme dados da SMS de Londrina, entre o início da campanha, no dia 8 de agosto, e o dia 29, foram aplicadas no município 4.922 doses contra a paralisia infantil. O que representa 17,47% da cobertura vacinal do público-alvo. A ação segue até o dia 9 de setembro.
Já a multivacinação visa atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes de zero a 14 anos, seguindo o Calendário Nacional de Vacinação. Até o último dia 30, a SMS verificou 6.046 carteirinhas de vacinação.
As doses disponíveis na campanha de multivacinação são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Para os adolescentes, estão disponíveis as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B e Meningocócica ACWY (conjugada). As doses têm indicação específica para cada idade, assim como para quem não tem o esquema completo, integram o PNI (Programa Nacional de Imunizações) e estão registradas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Por fim, a imunização contra Covid-19 é voltada para crianças a partir de 3 anos e adolescentes. Podem ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo em relação às demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, na população a partir de 3 anos de idade.
Confira onde se imunizar: