Londrina liberou nesta quarta-feira (26) o agendamento para crianças de 8 e 9 anos da vacinação contra a Covid-19. O anúncio foi divulgado pelo prefeito Marcelo Belinati nas redes sociais no início desta tarde.
Para marcar o horário, é preciso preencher o formulário pelo site da prefeitura. No ato da vacinação, é preciso apresentar documento de identificação com foto, como o RG, ou certidão de nascimento, e o comprovante de agendamento emitido no Portal da Prefeitura, que contém o QR Code. Os pais também devem mostrar documento pessoal de identificação com foto, como RG ou CNH.
A vacinação das crianças está acontecendo exclusivamente no centro de Imunização da Zona Norte (rua Luís Brugin, 570).
Leia mais:
Queixas contra planos de saúde quase quadruplicam em cinco anos
Redes de fast food não planejam retirar cebola do cardápio no Brasil
Organizações elaboram carta para Unesco por justiça racial na educação
Doença do Maguila também pode ser causada por violência doméstica, diz médico
Também continua liberado o agendamento da vacinação de crianças a partir de 5 anos e com comorbidades, que já fizeram o cadastro prévio no site da prefeitura e entregaram a documentação comprobatória.
Para ambos os casos, os pais ou responsáveis podem agendar a vacinação no portal da prefeitura. No mesmo site, é possível fazer o cadastro prévio para todas as crianças a partir de 5 anos.
Ver essa foto no InstagramPublicidade
Imunossuprimidos
Desde segunda-feira (24), está liberado também o agendamento para as pessoas imunossuprimidas com mais de 18 anos da quarta dose de imunização contra o novo coronavírus. O reforço é indicado pelo Ministério da Saúde quatro meses após a data de aplicação da terceira dose. Dessa forma, quem recebeu a terceira dose há 120 dias ou mais, tem mais de 18 anos e possui alto grau de imunossupressão, deve acessar o Portal da Prefeitura e marcar o horário.
Para receber a quarta dose, é preciso estar nos critérios de alto grau de imunossupressão: pessoas com imunodeficiência primária grave; que fazem hemodiálise; em tratamento quimioterápico para câncer; pacientes com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias, ou com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas; pessoas em uso de drogas modificadoras da resposta imune.
Ainda são classificados como imunossuprimidos as pessoas que vivem com AIDS/HIV; paciente em uso de doses altas de corticoide (maior ou igual a 20mg/dia, por 14 dias ou mais), prednisona ou equivalente; e os transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoéticas (TCTH) que façam uso de drogas imunossupressoras.
Em Londrina, a aplicação das vacinas contra Covid-19 é realizada em cinco salas exclusivas: o Centro de Imunização da Zona Norte e as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Jardim do Sol, Alvorada, Ouro Branco e Eldorado. Após fazer o agendamento, basta comparecer no dia e local escolhido, tendo em mãos o documento de identificação com foto (CPF ou RG), a carteira de vacinação onde constem as doses anteriores e o comprovante com QR Code, emitido pelo Portal da Prefeitura.