Londrina aderiu, no último sábado (8), ao Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. Foram aplicadas 1.467 doses de vacinas, nas três UBSs (Unidades Básicas de Saúde) abertas durante todo o dia. Além da aplicação dos imunizantes, as equipes também fizeram a avaliação de 974 carteirinhas de vacinação.
Das vacinas aplicadas no dia D, 696 foram do imunizante que combate a poliomielite. Os demais atendimentos abrangeram a atualização de carteirinhas que estavam com doses atrasadas, incluindo 480 aplicações de vacinas contra a influenza.
Essas ações também contemplaram a vacina DTP – tríplice bacteriana (68); Covid-19 (65); febre amarela (59); dengue (45); tetraviral (23); DT – difteria e tétano (17); hepatite A (16); HPV (9); pneumocócica 10 valente (8); DTPa – DTP acelular (5); meningocócica ACWY (4); rotavírus (2); pentavalente (3); e hepatite B (1).
Leia mais:
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
A diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Fabrim, chamou a atenção para a importância de que Londrina alcance a cobertura vacinal necessária. “A forma mais importante de prevenção é a aplicação da vacina. Nossas coberturas vacinais estão abaixo dos números esperados e temos risco do retorno da doença. Por isso, reforçamos a importância da conscientização dos pais na busca da vacinação”, enfatizou.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi iniciada no dia 27 de maio e segue até o dia 14 de junho. As vacinas seguem disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Londrina, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.