Jataizinho vai começar a vacinar adolescentes com idades entre 12 e 17 anos com comorbidades nesta quarta-feira (22) e se estende durante toda a semana. A decisão foi tomada na reunião da Secretaria de Estado da Saúde com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná e a Associação dos Municípios do Paraná.
Segundo a normativa, a campanha para aqueles que possuem alguma comorbidade acontecerá em ordem decrescente e levará em consideração deficiências permanentes, gestantes e puérperas, indígenas e privados de liberdade.
A diretora do Departamento de Saúde de Jataizinho, Verônica Sanches Gomes, pediu para que a população esteja atenta aos informativos para cada fase da vacinação da COVID-19 na cidade. Os canais de comunicação da prefeitura são o site oficial e a página da prefeitura de Jataizinho no Facebook, além dos boletins de rádios que serão veiculados na rádio comunitária Nova Geração.
Leia mais:
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
A vacinação será durante toda a semana nas três salas da cidade, Centro de Saúde (Rua Monteiro Lobato, 600), das 8h às 18h30, Unidades Básicas de Saúde, Vila Federico, rua Bahia, 316 e Jesuíno (Pombal), das 8h às 16h30. A vacinação será por ordem de chegada e enquanto houver doses disponíveis.
Vacinação para adolescentes
A coordenadora de imunização COVID-19 de Jataizinho, Magda Tarosso Brandão, explicou quais os requisitos e quais são as comorbidades para vacina destinada aos adolescentes que podem receber a sua primeira dose da vacina. “As comorbidades é toda doença crônica que o jovem vá conviver por tempo indeterminado, como asma, bronquite, deficiência auditiva, hipotireoidismo, diabetes, hipertensão, miopia, câncer, além de doenças renais, cardiovasculares e neurológicas”.
Magda também reforça a necessidade do adolecente estar acompanhado de um responsável legal no momento do registro e aplicação da vacina, também para que deva apresentar o documento ou laudo médico que comprove a comorbidades que o adolescente possui, junto com os documentos pessoais como carteira de vacina, cartão (SUS), RG, CPF e comprovante de residência (conta de água ou luz).
Salas de vacina:
UBS centro
Rua Monteiro Lobato, 600 (esquina com Avenida Benjamin Giavarina)
Fone: 3259- 3375
UBS Vila Frederico
Rua Bahia, 316 (Vila Frederico Lucarewski)
Fone: 3259-1351
UBS Jesuíno Loures Salinet
Rua Antônio Gomes de Faria, 99, conj. Jesuíno Loures Salinet (Pombal)
Fone: 3259-2063