A direção do Hemocentro Regional de Londrina, do HU-UEL (Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina), informou que os estoques de sangue, principalmente dos tipos A e O, estão críticos. Por isso, pede para que a população doe. Quem doar vai contribuir com o atendimento do Hemocentro, responsável pela distribuição de bolsas de sangue e hemocomponentes para mais de 20 hospitais da região, dentre eles o próprio Hospital Universitário e o Hospital do Câncer de Londrina.
Todos os cuidados em relação à Covid-19 estão sendo seguidos a fim de assegurar a saúde dos doadores. Desta forma, há maior distanciamento físico entre as cadeiras de doação, reforço na higienização dos equipamentos e do local, além da disponibilização de álcool gel em todos os ambientes.
Para realizar a doação, o doador deve ter entre 16 e 59 anos (menores de 18 precisam comparecer com o responsável legal), pesar no mínimo 50 quilos e apresentar bom estado de saúde. Pessoas que foram infectadas com a Covid-19 há mais de 30 dias, e estejam recuperadas, poderão doar sangue. É preciso levar documento oficial com foto e não estar em jejum. O ideal é ter feito uma refeição leve, uma ou duas horas antes da doação.
Leia mais:
Exame para detectar doença rara em recém-nascidos se torna obrigatório no Brasil
Prefeitura de Cambé assina ordem de serviço para construção de Pronto Atendimento Municipal
Não é necessário excluir carne vermelha da dieta para melhorar saúde intestinal, sugere estudo
Londrina registra 16 casos confirmados de dengue em 2025; 213 estão em análise
Para evitar aglomerações, as doações precisam ser agendadas pelo site www.saude.pr.gov.br/doacao
.
O hemocentro fica em prédio anexo ao HU, na rua Cláudio Donisete Cavalieri, 156.
Para mais informações, basta ligar nos números (43) 3371-2218 ou no (43)3371-2356.