Notícias

Dilma assina medida provisória para prorrogação do Mais Médicos

28 abr 2016 às 15:29

A presidente Dilma Rousseff vai assinar, nesta sexta-feira (29), uma nova medida provisória para prorrogação da permanência de estrangeiros no programa Mais Médicos por até mais três anos. Isso dará prosseguimento à agenda positiva planejada pelo governo para aumentar a participação em eventos e concluir programas que melhores sua imagem.

Entre outras medidas a serem apresentadas durante a cerimônia, que ocorrerá no Palácio do Planalto, está também a abertura de concurso para profissionais brasileiros dentro do programa.


Ex-ministro da Saúde e um dos idealizadores do programa, o atual secretário municipal de Saúde de São Paulo, Alexandre Padilha, estará em Brasília para acompanhar a prorrogação do contrato com os profissionais cubanos e de outras nacionalidades. No total, dos mais de 18 mil médicos que atuam no Mais Médicos, 11,4 mil são cooperados cubanos, e outros 1,5 mil intercambistas individuais. Outros 5,3 mil médicos brasileiros com registro no país participam do programa.


Os profissionais recebem a título de "bolsa-formação" um valor de R$ 10 mil líquido. Segundo o Ministério da Saúde, os estrangeiros recebem diretamente esse valor, no entanto, os médicos cubanos são remunerados pela Organização Pan-Americana de Saúde, conforme regras definidas por acordo entre a organização e o governo de Cuba.

Segundo o Ministério da Saúde, o Programa Mais Médicos atende 64 milhões de brasileiros e atua, hoje, com 18.240 profissionais em 4.058 cidades, e em outros 30 distritos de saúde indígenas e no sertão nordestino, além de comunidades quilombolas e populações ribeirinhas.
(com informações do site O Globo)


Continue lendo