O governo russo anunciou nesta semana que desenvolveu uma vacina contra o câncer. A previsão é que o imunizante comece a ser distribuído para pacientes de maneira gratuita a partir do início de 2025.
Segundo a agência russa de notícias, a dose foi desenvolvida em colaboração com diversos centros de pesquisa. Ensaio pré-clínicos demonstraram que o imunizante suprime o desenvolvimento de tumores e de potenciais metástases.
O Centro Nacional de Pesquisa Médica do Ministério da Saúde russo divulgou que trabalha com duas linhas de vacinas oncológicas. Uma delas é personalizada e utiliza tecnologia mRNA, a mesma de doses contra a Covid-19.
Leia mais:
Cães podem motivar a adoção de estilo de vida mais ativo
Concurso da Ebserh publica extrato de edital com 545 vagas
Ex-BBB passa por 3ª cirurgia em 60 dias após diagnóstico de osteomielite
Casos de coqueluche dobram em Tamarana em uma semana
“Com base na análise genética do tumor de cada paciente, uma vacina única é criada para ‘ensinar’ o sistema imunológico a reconhecer células cancerígenas”, detalhou o centro de pesquisa.
O segundo imunizante é a Enteromix, formulada com base numa combinação de quatro vírus não-patogênicos com habilidade de destruir células malignas e, simultaneamente, ativar a imunidade de pacientes contra um tumor.