Curitiba é uma das cidades convidadas a apresentar suas ações para o controle da aids durante o evento "Ação acelerada nas cidades, trabalhando em conjunto para a transformação social e pelo fim da aids", que inicia nesta segunda-feira (25), em Mumbai, na Índia. O secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, vai apresentar as iniciativas realizadas na capital paranaense e que vem contribuindo para o diagnóstico precoce da doença.
O objetivo do encontro é promover a interação de experiências exitosas em todo o mundo com foco para atingir as metas 90-90-90, segundo as quais sejam diagnosticadas 90% das pessoas que vivem com o vírus HIV; 90% dos casos confirmados de HIV recebendo tratamento e 90% dos casos em tratamento com a carga viral negativada.
"O convite é um reconhecimento ao trabalho de controle da aids em Curitiba, mas também uma grande oportunidade para conhecer outras experiências de sucesso e discutir políticas públicas para avançar nessa questão", comenta Massuda.
Leia mais:
Verão acende alerta ao câncer de pele; tecnologia aprimora diagnóstico precoce
Estudo mostra por que metástase de câncer ocorre com frequência no pulmão
Exame para detectar doença rara em recém-nascidos se torna obrigatório no Brasil
Prefeitura de Cambé assina ordem de serviço para construção de Pronto Atendimento Municipal
Iniciativas
Entre as medidas tomadas em Curitiba e que serão apresentadas na Índia está a plataforma on-line do Projeto A Hora É Agora (www.ahoraeagora.org), que já disponibilizou mais de 1 mil testes de fluido oral para o HIV aos usuários residentes em Curitiba. Os testes foram entregues em domicílio ou retirados na Farmácia Popular.
Atualmente, 1.089 usuários estão cadastrados na plataforma. Aproximadamente 65% dos usuários do E-testing, que solicitaram os kits de autoteste para HIV, têm até 29 anos de idade e 44% reportam nunca antes terem feito o teste. A razão principal: vergonha.
O site, desde o seu lançamento, em 10 de fevereiro, teve 34,4 mil visitas.
Teste-se em casa
A autotestagem para o HIV é um teste de triagem. Neste momento o teste está sendo oferecido somente para homens que fazem sexo com outros homens, maiores de 18 anos e residentes na cidade de Curitiba.
Em caso de um resultado reagente/positivo é necessário realizar um teste para confirmar o resultado no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) da Secretaria de Saúde de Curitiba. O COA está localizado à Rua do Rosário nº 144, 6º andar, Bairro São Francisco, Curitiba.
O autoteste detecta os anticorpos anti-HIV presentes no fluido oral. Os anticorpos de HIV são detectáveis de 25 a 30 dias após a exposição ao vírus HIV. Algumas pessoas podem estar infectadas neste período e ter um teste não-reagente/negativo. Este tempo é chamado de "janela imunológica". Pessoas geram anticorpos em prazos diferentes. Algumas pessoas podem levar até 90 dias para ter anticorpos detectáveis.
Serviços
A plataforma de orientação e solicitação do autoteste de HIV está disponível no endereço www.ahoraeagora.org. Os kits de testagem podem ser enviados aos interessados por correio ou retirados no endereços abaixo, conforme opção feita diretamente na plataforma:
Farmácia Popular
Rua Cândido Lopes, n.º 208, Centro
De segunda a sexta das 8h00 às 18h00 e aos sábados das 8h00 às 12h00
Unidade móvel
A unidade de testagem móvel do projeto "A Hora É Agora" funciona todas as sextas-feiras e sábados, das 18h às 22 horas, na Praça Osório.
A testagem rápida do HIV também pode ser realizada no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA - Rua do Rosário, 144, 6º andar), de segunda a sexta, em horário comercial ou no Grupo Dignidade – na Av. Marechal Floriano Peixoto, 366, 4º andar, sala 46 – Centro, de terças, quartas e quintas-feiras, das 18h às 21h.
Mais informações
Facebook: A hora é Agora.
Instagram: ahoraeagoracwb
O aplicativo do "A Hora é Agora" está disponível na plataforma Android e IOS.