Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Índices baixos

Crianças vão ser vacinadas nas escolas em Londrina

Pedro Marconi - Grupo Folha
23 out 2023 às 14:20

Compartilhar notícia

- Tomaz Silva/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Diante da inércia de centenas de famílias em vacinarem os filhos, a secretaria municipal de Saúde de Londrina lançou, nesta segunda-feira (23), o Programa Municipal Vacina nas Escolas. A proposta da pasta é que as crianças da rede municipal de ensino, que estejam com o calendário vacinal atrasado, sejam imunizadas nas próprias unidades. A rede conta com cerca de 46 mil alunos, distribuídos entre 180 prédios, incluindo os filantrópicos.


Na primeira fase da campanha serão contemplados aproximadamente 12 mil meninos e meninas de zero a seis anos que estejam nos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e CEIs (Centros de Educação Infantil). “Este programa é para que consigamos chegar no público-alvo, já que queremos melhorar os indicadores de vacina de Londrina e proteger de forma adequada as crianças”, destacou Felippe Machado, secretário municipal de Saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na semana passada, a FOLHA mostrou o alerta feito por Machado sobre os baixos índices, que na maioria dos imunizantes está entre 50% e 60%. “Infelizmente, as salas de vacina, em que pese todos os esforços, não estão conseguindo atrair as famílias. O programa deve proporcionar agilidade e comodidade para os pais que tenham o dia corrido e não conseguem levar o filho até uma UBS (Unidade Básica de Saúde)”, comentou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Novembro azul

Saúde do homem é tema de live com médicos londrinenses em novembro

Imagem de destaque
Saiba mais

Diabetes atinge mais de 36 mil londrinenses

Imagem de destaque
Até julho, 544 atendimentos

Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres

Imagem de destaque
Análise

Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente


Os postos de saúde serão os responsáveis pelas escolas e creches que estão no território de atuação, para organizar a agenda e verificar quantas crianças estão sem vacina e quais são. “As unidades escolares vão começar a mandar o bilhete nesta segunda-feira para as famílias pedindo as carteirinhas para a UBS fazer a análise. Nesta época de rematrícula sempre precisamos atualizar os dados, o que contempla o certificado de vacina”, afirmou a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.


“Vamos fazer a análise individualizada dessas carteirinhas na Unidade Básica de Saúde. Aquelas carteirinhas que estiverem ok, com todas as vacinas em dia, as mães, pais e responsáveis já vão receber o atestado de vacina para matrícula do ano que vem. Isso é fundamental também para nós para que não haja necessidade de os pais buscarem uma UBS”, acrescentou o secretário de Saúde. A imunização deverá iniciar na semana que vem e perto do horário de saída dos alunos.


LEIA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA.


Imagem
Com índices baixos, crianças serão vacinadas nas escolas em Londrina
Programa lançado pela secretaria municipal de Saúde vai comtemplar, inicialmente, alunos de creches que tenham entre zero a seis anos
Imagem
Médico chama atenção sobre transmissão da sífilis de gestante para bebê
O terceiro sábado de outubro é instituído como o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, data para conscientizar a população
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo