Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Imunize-se!

Covid-19: quase 6 milhões de paranaenses ainda não tomaram segunda dose de reforço da vacina

Redação Bonde com AEN
27 set 2023 às 13:58

Compartilhar notícia

- RFstudio/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Segundo dados do Vacinômetro Nacional, do Ministério da Saúde, de janeiro a agosto deste ano, somentes 719 mil vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no Paraná. Trata-se de uma redução de mais de 91% quando comparado ao mesmo período em 2022, de 8.580.396 aplicações. Mesmo levando em conta que a maioria absoluta da população está imunizada, a popular quarta dose ainda alcança público bem abaixo do esperado: quase 6 milhões de paranaenses não tomaram a segunda dose de reforço contra a doença.


A Sesa (secretaria de Estado da Saúde) alerta para a importância da continuidade da imunização contra o vírus SARS-CoV-2, para aumentar a proteção e evitar o agravamento da doença em caso de infecção. “Precisamos retomar o hábito de se vacinar. Sabemos que durante toda a pandemia fomos bombardeados com fake news e desinformação, e que por este motivo muitas pessoas deixaram de se vacinar, mas a eficácia e segurança desses imunizantes é comprovada”, frisa o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o secretário, mais de 214 mil doses somente da bivalente contra a Covid-19 estão disponíveis no Cemepar (Centro de Medicamentos do Paraná) e nas 22 Regionais de Saúde para distribuição. Há ainda um quantitativo considerável nos estoques dos municípios, permitindo que as pessoas procurem a vacina perto de suas casas.

Leia mais:

Imagem de destaque
combate à obesidade

Queda de patente e acompanhamento podem viabilizar semaglutida no SUS

Imagem de destaque
Na capital

São Paulo confirma primeiro caso de febre amarela em pessoa em 2025

Imagem de destaque
Confira recomendações

Verão acende alerta ao câncer de pele; tecnologia aprimora diagnóstico precoce

Imagem de destaque
Nova pesquisa

Estudo mostra por que metástase de câncer ocorre com frequência no pulmão


Conforme o Vacinômetro, só 1.596.371 vacinas bivalentes foram aplicadas no Paraná. A população de 60 a 69 anos foi a que mais procurou uma unidade de saúde. Menos de 200 mil jovens de 20 a 29 anos tomaram essa dose. Ela é elencada para todas as pessoas as pessoas acima de 18 anos – e para mais de 12 anos em alguns casos, como imunocromprometidos.

Publicidade


“Contamos com o apoio da população para que atualizem o esquema proposto pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), só assim manteremos a estabilidade no número de casos”, pontua o secretário. "Ainda que haja queda na procura, observada em todo o território nacional, o Paraná registra quase 30 milhões de imunizantes contra o vírus da Covid-19 aplicados desde janeiro de 2021, colocando o Estado como o 5º do País com o maior número de doses administradas. Podemos melhorar ainda mais esses números".


MOVIMENTO NACIONAL


A lembrança da vacinação contra a Covid-19 é importante às vésperas da campanha de multivacinação do Ministério da Saúde, que será de 14 a 28 de outubro no Paraná, sendo 21 o Dia D de mobilização. A ideia do movimento é unir estados e municípios para reforçar a cobertura vacinal de todos os imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Imunização, além de campanhas vigentes (Covid-19 e Influenza).


Imagem
Pets podem entrar na China com laudo do Tecpar
O laudo do teste de sorologia antirrábica em animais de estimação, emitido pelo laboratório do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) passa a ser aceito pela China
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo